Com 450 barreiras sanitárias móveis em todo o estado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realizou grande mobilização de fiscalização no primeiro semestre de 2014. A agência buscou, por meio dessa iniciativa, coibir o trânsito irregular de animais, vegetais e de produtos de origem animal impróprios para o consumo humano.

O número representa, em média, cinco barreiras móveis por mês em cada região da Bahia, pois a Adab divide o estado em 15 coordenadorias regionais, além dos postos fixos implantados em pontos estratégicos das rodovias que fiscalizam o trânsito agropecuário. Os números, atrelados à vigilância epidemiológica e sanitária, vacinação animal, educação sanitária, inspeção industrial e combate à clandestinidade, compõem a atividade de defesa agropecuária.

Segundo o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, a atividade é considerada muito importante para evitar a introdução ou reintrodução de pragas e doenças de importância econômica para a agropecuária. Por isso, “é necessário, cada vez mais, o fortalecimento do sistema de fiscalização móvel e fixa, como ação de defesa para disciplinar o trânsito de animais, vegetais e produtos de origem animal, garantindo assim a segurança sanitária da agropecuária e do consumidor”.

As iniciativas da Coordenação de Barreiras Sanitárias e das coordenadorias regionais, com apoio das diretorias técnicas, têm contribuído para coibir o trânsito e o comércio ilegal de produtos de origem clandestina nas estradas estaduais e federais em território baiano.