Técnicos municipais de Esplanada, Inhambupe, Itapicuru, Nova Soure, Olindina, Rio Real (nordeste baiano) e Pindobaçu (centro norte), que atuam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), participam do assessoramento sobre Serviços de Média Complexidade, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Superintendência de Assistência Social (SAS).

A atividade começou na terça-feira (29), no auditório da Sedes, em Salvador, e os sete municípios recebem assessoria até esta quarta (30). Nestas quinta e sexta (31 e 1º), será a vez de Carinhanha (Vale do São Francisco), Itaju do Colônia (sul), Ipecaetá, Mundo Novo (centro norte), Livramento de Nossa Senhora, Poções (centro sul), e Sitio do Quinto (nordeste).

De acordo com a técnica da Coordenação de Proteção Social Especial, Gersivânia Chaves, o assessoramento proporciona um momento de diálogo entre técnicos dos municípios e a secretaria, para tirar dúvidas sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), oferecido nos Creas.

Etapas

O Serviço disponibiliza apoio, orientação e acompanhamento especializado a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. “O encontro funciona como um espaço de troca de informações, com foco na gestão do processo de trabalho nas unidades, na importância do Plano de Acompanhamento Familiar, entre outras especificidades do Paefi”, explica Chaves.

Nesta etapa, a iniciativa vai beneficiar 26 cidades, até o dia 22 de agosto. Com duração de um dia e meio, a assessoria contempla momentos, como oficina de escuta por município, registro de informações e apresentação do trabalho social com famílias e metodologias de atendimento.