Permitir o acesso à internet para transformar, desenvolver e enviar dados em alta velocidade é o principal objetivo do projeto da Rede de Banda Larga da Bahia, desenvolvido pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que vai interligar os municípios do estado com links de alta capacidade, viabilizando a oferta de conexão em banda larga aos cidadãos baianos.

O projeto está em fase de consulta pública até esta terça-feira (15) para debater questões relativas ao processo de aquisição da Banda Larga, colhendo opiniões e sugestões que contribuam para o aprimoramento do processo licitatório, que será autorizado pela Secti.

Os comentários e sugestões devem ser encaminhados com identificação do respectivo autor (nome, empresa, endereço, e-mail, telefone/fax) pelo email banda.larga@secti.ba.gov.br.

Inicialmente, o foco do Projeto Banda Larga será nas instalações governamentais e de prestação de serviços públicos oferecidos à sociedade civil. O investimento significa um avanço na transmissão de dados com maior velocidade, promovendo a inclusão digital e permitindo que um número maior de usuários tenha acesso às informações e aos conhecimentos.

Novos negócios

A disseminação de conexão de dados em banda larga possibilitará também mais oportunidades para desenvolver novos negócios. O projeto estruturante para atender às demandas crescentes de comunicação em banda larga no estado busca implantar uma rede backbone (rede de transporte) com alta capacidade de transporte de dados (acima de 100Gbps).

De acordo com a secretária Andrea Mendonça, “a rede óptica projetada possui a topologia em múltiplos anéis com o uso de cabeamento óptico, prioritariamente aéreo, sustentado pelos postes existentes ou a serem implantados no trajeto de lançamento. Ela terá alta capacidade de transmissão e alta confiabilidade, fatores essenciais para implantação de projetos de inclusão digital em todo o território baiano”.