O terceiro setor baiano já pode ter seu próprio Canal de TV. Duas das quatro faixas disponíveis do Canal da Cidadania em Salvador poderão ser utilizadas por entidades comunitárias, ONGS, Associações e OSIPs, que têm até o dia 04 de agosto para se habilitar no Ministério das Comunicações. E é para estimular e contribuir com o terceiro setor no estado, no sentido da formulação das propostas de habilitação, que o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) promove nesta sexta-feira (18), no Teatro do Irdeb, das 8h30 às 12h, o “Seminário Canal da Cidadania.

O evento terá a presença da secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Patrícia Ávila, da secretária de Comunicação do Governo do Estado, Marlupe Caldas, do diretor-geral do Irdeb, José Araripe Jr. e do analista de Novos Negócios da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, Arthur William, que falará sobre a visão geral do Canal da Cidadania, equipamentos, custos e modelo de operação, procedimentos, documentos e prazos e financiamento.

Os principais objetivos dos canais são a busca pelo exercício da cidadania e da democracia, a expressão da diversidade social e o diálogo entre as diversas identidades culturais do Brasil, e a universalização do direito à informação, comunicação, educação e cultura.

Poderão se inscrever as entidades associativas ou comunitárias, sem fins lucrativos, que tenham sede em Salvador e que não estejam vinculadas a nenhuma esfera de governo. As inscrições devem ser feitas obrigatoriamente por meio de formulários online e serão recebidas via postal para a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica ou presencialmente no Ministério das Comunicações.


Programação

08h30 – Credenciamento

09h – Mesa de abertura – Marlupe Caldas (SECOM), José Araripe Jr.(IRDEB), Arthur William (ACERP), Patrícia Ávila (MiniCom)

09h40 – Visão geral do Canal da Cidadania – Arthur William (ACERP)

10h20 – Equipamentos, custos e modelos de operação – Arthur William (ACERP)

11h – Procedimentos, documentos e prazos – Arthur William (ACERP)

11h40 – Financiamento – Arthur William (ACERP)

12h40 – Perguntas e respostas