Dos 7.294 inscritos no concurso público para provimento de 130 vagas na carreira de perito da Polícia Civil, 1.837 – o equivalente a 25,1% do total – não compareceram aos locais de provas no domingo (20), nas cidades de Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Barreiras e Vitória da Conquista. Os candidatos, que responderam as questões objetivas e discursiva, concluíram as duas primeiras etapas do certame realizado sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Durante o período de aplicação das provas, com quatro horas e meia de duração, não foi registrada qualquer ocorrência. A cidade que registrou maior percentual de abstenção foi Feira de Santana, com o índice de 32,17%. Dos 2.257 inscritos, 726 deixaram de realizar as provas. O menor percentual de ausência ocorreu em Barreiras, onde mais de 80% dos inscritos compareceram aos locais de prova.

O resultado provisório da primeira etapa (provas objetivas) está previsto para o mês de agosto. As datas de todas as demais fases estão disponíveis no cronograma provisório do certame, publicado no edital de abertura do concurso.

Eliminatórias

As próximas etapas, eliminatórias, serão realizadas pela FCC e incluem teste de aptidão física, exame biomédico e exame psicotécnico. A avaliação de títulos, de caráter classificatório, também será organizada pela fundação. Já a investigação social e de conduta pessoal (eliminatória) será feita pela Polícia Civil e Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb).

A remuneração para os cargos de perito criminalístico, médico-legal e odonto-legal em início de carreira pode chegar a R$ 9.173,31, incluindo vencimento básico, Gratificação de Atividade Jurídica (GAPJ I) e vantagens relativas à jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Já para o cargo de perito técnico de Polícia Civil, a remuneração inicial, formada por vencimento, Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (GAPJ I) e vantagens para 40 horas, chega a R$ 3.047,14. A jornada mínima para as carreiras é de 30 horas semanais e as vagas vão ser distribuídas entre seis regiões.