A Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 registrou altas taxas de ocupação hoteleira e circulação de pessoas, entre elas delegações de futebol e autoridades internacionais. Aproximadamente 1,015 milhão de turistas estrangeiros, somados a três milhões de brasileiros, aproveitaram o evento com tranquilidade sem qualquer ocorrência grave no país, segundo a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge).

Para analisar o desempenho, contabilizar e celebrar os resultados, Salvador sedia até sexta-feira (18), Bahia Othon Palace, em Ondina, a Reunião de Debriefing da Operação de Segurança Copa do Mundo 2014, iniciada nesta quinta (17). Participam do encontro representantes da Força Nacional de Segurança, dos ministérios da Justiça e da Defesa, e das polícias Federal e Rodoviária Federal.

Estão presentes ainda representantes das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros das 12 cidades-sede do Mundial de Futebol e de outros três estados, incluídos na operação por receberem delegações em seus Centros de Treinamentos de Seleções – Alagoas, Sergipe e Espírito Santo.

A reunião organizada pela Sesge tem apoio do Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Secopa-BA) e da Segurança Pública (SSP).

“A escolha da Bahia como local para o evento e receber todas as autoridades é um reconhecimento pela operação bem-sucedida da segurança no estado, durante o Mundial de Futebol, assim como ocorreu na Copa das Confederações 2013”, disse o chefe de Gabinete da Secopa, Jorge Wilton, que participou da mesa de abertura da reunião representando o titular da secretaria, Ney Campello.

Também participaram da mesa de abertura o secretário Extraordinário da Sesge/MJ, Andrei Rodrigues; o tenente-coronel da Força Nacional de Segurança, Souza Filho; o diretor de Operações e coordenador Nacional do Centro de Comando e Controle, Cristiano Sampaio; o inspetor do Departamento da Polícia Rodoviária Federal, Davi Stanley; Felipe Tavares, do Departamento da Polícia Federal; e o coronel Teles, representando a SSP da Bahia.