Encerrada a fase de grupos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, os números revelam que a ocupação hoteleira nas cidades-sede dos jogos foi de cerca de 90% nos dias das partidas e na véspera. Os dados são do Fórum de Operadores Hoteleiros (FOHB).

No período entre 11 e 18 de junho, que correspondeu aos primeiros jogos da fase de grupos do Mundial de Futebol, a média geral de ocupação hoteleira nas 12 cidades-sede, segundo o FOHB, ficou em 80%, com os maiores índices no Rio de Janeiro (92%) e Salvador (90%).

Na primeira etapa do campeonato, os jogos realizados na Fonte Nova trouxeram à capital baiana as torcidas da Espanha, Holanda, Alemanha e Portugal. Na sequência, vieram as da Suíça, França, Bósnia e Irã. Na primeira semana de julho, Salvador registrou a forte presença de visitantes dos Estados Unidos, Bélgica, Costa Rica e o retorno da Holanda.

Além da grande movimentação nos hotéis, cerca de 70 mil turistas estrangeiros frequentaram bares, restaurantes, lojas e prestadores de serviço, fortalecendo os negócios e a economia da capital baiana. Nesse período, com a realização da festa do São João, o total de visitantes chegou a 700 mil na Bahia.

O secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, afirma que a chamada ‘invasão’ estrangeira foi muito bem-vinda. “Os jogos na Arena Fonte Nova trouxeram brasileiros e turistas de diversas nacionalidades, que incrementaram a economia local e ofereceram a perspectiva de crescimento futuro desse setor”.

O Governo da Bahia investiu na qualificação da mão de obra, um dos maiores legados pós-Copa para o turismo no estado. “A Bahia conseguiu aliar a sua conhecida hospitalidade ao profissionalismo exigido pelos turistas, que vieram de todos os continentes”, disse o secretário. “O resultado foi positivamente identificado em relatos sobre a satisfação e a alegria dos turistas que nos visitaram nesse período”.

Para o conforto do turista, a Setur colocou em pontos estratégicos 180 guias e monitores que prestaram atendimento, com precisão, a 56 mil turistas estrangeiros e brasileiros, sendo que a maioria atendida foi de visitantes vindos dos Estados Unidos, Alemanha, França e outros países. Entre os brasileiros, os registros indicam a predominância do turista vindo de São Paulo e Minas Gerais.

Atrativos

O presidente do Salvador e Litoral Norte da Bahia Convention & Visitors Bureau, Pedro Costa, afirmou nesta segunda-feira (7) que o trade turístico baiano ficou bastante satisfeito com a visibilidade alcançada pela Bahia em mercados emissores de turistas, como a Europa e os Estados Unidos. “Influentes emissoras de TV, como a CNN, mostraram os atrativos da capital baiana em reportagens muito positivas”.

Na opinião de Pedro Costa, o êxito foi alcançado com o trabalho de organização e investimentos, que proporcionaram segurança para o cidadão baiano e turistas. “A organização foi fantástica. Todos os aspectos positivos desta festa vão ficar como legado da bem-sucedida iniciativa do governo federal em associação com o governo estadual”.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-Bahia), José Alves Peixoto Júnior, também enfatizou a infraestrutura do evento. “Do Aeroporto Internacional de Salvador até o estádio, tudo funcionou muito bem, proporcionando ambiente seguro e confortável para os visitantes”. Segundo ele, “aliamos hospitalidade à capacitação profissional, de forma que os turistas começaram a expressar aqui mesmo a sua satisfação”.

Para José Alves, não há dúvida de que Salvador sediou jogos de uma das melhores Copas da história. “É uma alegria sediar um evento desse porte e aproveitar o legado para consolidar o turismo na Bahia como um eixo importante de desenvolvimento. Pesquisas feitas em outros países que sediaram o Mundial apontam a perspectiva do aumento de 20% do fluxo de turistas nas cidades-sede”.

Hospitalidade

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-Bahia), Manoel Garrido, atesta que a avaliação final dos turistas sobre a Bahia foi altamente positiva. “Eles gostaram muito da hospitalidade, da alegria das festas e da culinária”. “Salvador e Porto Seguro foram dois destinos bem avaliados e para os quais esperamos a multiplicação dos turistas em médio prazo”.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral, disse que os donos de bares e restaurantes comemoram o movimento de turistas durante a Copa na capital baiana. “Os jogos em Salvador movimentaram muito o setor de alimentação, principalmente as empresas localizadas nas regiões com apelo turístico, como o Centro Histórico, a Barra e o Rio Vermelho”. Alguns estabelecimentos conseguiram até dobrar o faturamento no período.