A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) promoveu, no período de 5 a 14 de julho, uma enquete para a população opinar se os sete gols marcados na partida entre Holanda e Costa Rica, nos pênaltis, devem ser considerados também como gols verdes. O resultado foi positivo para a natureza. Na consulta por meio do site da Secopa, 97 % dos internautas também escolheram a opção que considera as marcações como gols verdes, e nas redes sociais da secretaria todos os comentários foram favoráveis.

Com a decisão, o programa registra o total de 32 Gols Verdes, o que corresponde a uma área equivalente a 32 campos de futebol ou 35.552 mudas a serem plantadas. São os sete novos gols verdes somados aos 24 registrados nas partidas e um gol não válido, marcado pela equipe francesa no dia 20 de junho, que já havia sido considerado pela Secopa em caráter excepcional.

Desta forma, o programa Gol Verde passa a considerar exatamente todas as vezes que a bola entrou na rede da Arena Fonte Nova, mesmo quando estas não foram validadas pelo árbitro ou aconteceram após o término do tempo regulamentar.

Gol de Ouro

A Secopa quer ampliar ainda mais as ações e pretende inovar outra vez. Agora, a secretaria busca celebrar a estadia na Bahia dos Campeões da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 e lançar o Gol de Ouro. A iniciativa visa agregar o golaço que garantiu o título à equipe da Alemanha ao programa Gol Verde. Desta forma, outras mudas de Mata Atlântica podem ser plantadas em comemoração pela boa relação e histórica permanência dos alemães em território baiano.

Para atingir a nova meta, a Secopa convida instituições e empresas que ainda não tenham aderido ao programa a “adotar esta ideia” e se responsabilizar pela finalização marcada na Grande Final. Para participar, é preciso sinalizar interesse para a equipe da secretaia. Contatos e mais informações podem ser acessados no site da Secopa.

O programa Gol Verde é desenvolvido pela Secopa e faz parte do Plano de Sustentabilidade da secretaria. A iniciativa conta com seis parceiros – Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Veracel Celulose, Projeto Floresta Sustentável, Porto Seguro Praia Resort, Fazenda Canabrava e Academia de Ginástica Pro Fit.