O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa-Ba), realizou na tarde de terça-feira (15), na Arena Fonte Nova, uma reunião de Balanço da Operação da Copa na Bahia. Participaram do encontro o secretário estadual da Copa, Ney Campello, o secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão, o chefe de gabinete da Secopa, Jorge Wilton, além de representantes das secretarias sistêmicas envolvidas na organização do megaevento esportivo.

Na ocasião, foram apresentados os resultados das operações realizadas nas áreas de Turismo, Segurança, Saúde, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Comunicação, Marketing, Relações Internacionais, Telecomunicação, dentre outras.

Operação na Bahia

A operação da Bahia foi considerada pelos torcedores, através de uma pesquisa do portal UOL, como a melhor do Mundial. Algumas informações da operação merecem destaque: 60% dos torcedores que foram assistir aos jogos na Arena Fonte Nova utilizaram o transporte público da cidade; e foi registrada uma redução do índice de criminalidade no período do evento.

Durante seu pronunciamento, o secretário Ney Campello agradeceu o trabalho da equipe e lembrou as responsabilidades da Secopa. “A Secretaria tem um prazo de existência legal até 31 de dezembro de 2014. Temos responsabilidades administrativas (prestação de contas) e políticas (consolidação dos legados)”.

Já o secretário Pedro Galvão destacou o efeito extraordinário que a Copa trouxe para o Brasil, principalmente para o Turismo. “A Copa na Bahia foi um sucesso e sem dúvida posso destacar o projeto realizado pela Secopa. Fica aqui a gratidão do Turismo ao Governo do Estado da Bahia”.