Mesmo que a seleção brasileira não tenha conseguido a classificação para a final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, a exibição pública da partida semifinal entre Brasil e Alemanha reuniu milhares de pessoas nos bairros Plataforma e Imbuí, em Salvador, na tarde desta terça-feira (8).

O Programa de Exibições Públicas é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur) e a Bahiatursa, nos dois bairros da capital baiana e em outros 30 municípios do interior do Estado.

O jogo foi realizado na Arena Mineirão, em Belo Horizonte (MG), que também passou por uma reforma para o mundial. Desta vez o resultado foi favorável para a seleção alemã, que venceu por 7 x 1.

A multidão que assistiu à partida em Plataforma, região do subúrbio ferroviário de Salvador, encontrou na boa música um motivo para fazer a festa e superar a derrota. O sexto dia de exibições públicas no bairro contou com uma praça lotada durante toda a programação.

Antes de a bola rolar, Neném do Acordeom tocou para uma torcida ainda animada e confiante. Após a partida, o forró de Virgílio serviu para afastar a tristeza para longe de Plataforma.

Animação e paz

O Imbuí reuniu aproximadamente 20 mil pessoas, um recorde de público nas exibições de jogos da Copa 2014 promovidas pelo Governo do Estado. Antes do jogo, quem deu início e comandou a animação foi a banda Flor Serena, que contagiou o público com muito forró, esquentando os ânimos para a disputa da semifinal.

Mesmo com a vitória da seleção alemã a exibição pública prosseguiu normalmente, com muita animação, em clima de paz e nenhuma ocorrência policial. A festa contou ainda com as apresentações do grupo É o Tchan, que levantou o público, e do cantor Carlos Villela, que subiu ao palco para fechar a noite com muita música.

Exibições Públicas

O programa que proporciona exibições dos jogos do Brasil em telões instalados nos bairros Imbuí e Plataforma, também realiza exibições em 30 municípios do interior da Bahia. O objetivo é democratizar a participação da população de bairros populares, para que essas pessoas também possam celebrar o clima da Copa.

Os locais escolhidos contam com total infraestrutura, com som e imagem de qualidade, e oferecem segurança pública e serviço de pronto atendimento em saúde.

Além dos jogos do Brasil, haverá exibição e shows de forró também na final do Mundial. As exibições estão confirmadas para o dia 12 de julho, quando a seleção brasileira disputará o terceiro lugar, às 17h, no Estádio Nacional, em Brasília, e no dia 13 de julho, quando será conhecido o campeão da Copa 2014, às 17h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Tanto no Imbuí como em Plataforma o público vai contar, mais uma vez, com atrações musicais antes e depois dos jogos.

Publicado às 22h30
Atualizado às 23h30