O esquema especial de saúde montado para atender baianos e turistas envolvidos com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 já realizou 278 atendimentos relacionados ao mundial. As ocorrências foram registradas em postos médicos instalados no entorno da Arena Fonte Nova, na Fan Fest e também nos hospitais. A maioria dos casos atendidos está relacionada ao excesso no uso de álcool e alguns casos de lesões leves, sem gravidade.

A operação é coordenada pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), criado especialmente para atender às demandas decorrentes do grande movimento de turistas que estão na Bahia para assistir aos jogos do mundial. Resultado de parceria entre as secretarias estadual (Sesab) e municipal (SMS) da Saúde, além de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o CIOCS concentra órgãos ligados à assistência, promoção e prevenção à saúde, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além dos serviços de vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica.

Para o coordenador de saúde da Sesab, médico Juarez Dias, a criação do centro possibilitou aperfeiçoar o sistema e melhorar a qualidade e rapidez no atendimento. “Juntos, aumentamos a produtividade e aumentamos a capacidade de decidir sobre as demandas, seja em Salvador ou no interior do estado, considerando que os turistas que vêm para a Copa não ficam somente na capital”.

Ações preventivas

Entre as ações realizadas pelo grupo estão a vacinação de taxistas, trabalhadores de bares, hotéis e restaurantes, a distribuição de cerca de 15 mil preservativos em dias de jogos em Salvador e a realização de testes rápidos para o vírus HIV, serviço oferecido em Salvador e em Porto Seguro.

Outras iniciativas incluem o controle da qualidade da água e dos alimentos que são distribuídos no estado, por um grupo especializado do Hospital Eládio Lasserre, localizado no bairro Cajazeiras. Desde o início da Copa do Mundo já foram analisadas 39 amostras de água e 32 de alimentos.

Assistência médica

Para os atendimentos médicos diretos a estrangeiros e brasileiros que participam do mundial foram montados Postos Médicos Avançados (PMAs) no entorno da Arena Fonte Nova, na Avenida Bonocô e no Vale dos Barris, que somam 32 registros. Outro PMA foi criado especialmente para atender à Fan Fest da Barra, que concentra 84% das ocorrências, com 234 atendimentos.

As unidades hospitalares do Estado também estão mobilizados no atendimento, como os hospitais Otávio Mangabeira, Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, Menandro de Farias, Eládio Lasserre, São Rafael, Couto Maia, Hospital do Subúrbio, de Camaçari e HGE. Para essas unidades foram encaminhados os 12 casos mais graves, envolvendo traumas e um caso de enfarto.