A disputa pela vaga na semifinal foi entre Holanda e Costa Rica, mas torcedores baianos e outros de várias partes do Brasil e do Mundo, que vieram a Salvador assistir às partidas da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, na Arena Fonte Nova, também marcaram presença. O jogo deste sábado (5), com a vitória da Holanda que emplacou 4×3 na disputa por pênaltis, teve tom de despedida para os baianos, pois foi o último da Copa realizado na capital do estado, mas sem clima de tristeza.

Mesmo com impossibilidade da participação de Neymar nos próximos jogos, os brasileiros mantêm o otimismo e classificam o Mundial de Futebol como um evento bem-sucedido para o país. A segurança na Bahia, por exemplo, avaliada como a melhor entre as cidades-sede, foi bastante elogiada durante o confronto entre Holanda e Costa Rica.

A carioca Dolores Massa estava entre milhares de pessoas que não eram holandesas ou costa-riquenhos. Segundo ela, a estrutura para a Copa na Bahia foi muito bem preparada. “Me senti segura. O transporte também está de parabéns. Meu filho veio pela primeira vez à Copa e estamos muito felizes”.

Veterano em Copas do Mundo, o baiano Marcel Gomes foi à Arena vestindo a camisa do Esporte Clube Bahia. Ele não poupou elogios à realização e organização do evento na capital. “A Arena Fonte Nova ficou muito boa, pronta para receber grandes jogos como Holanda e Espanha, Alemanha e Portugal, e agora a Holanda novamente”, disse o soteropolitano, que também assistiu a jogos da Copa na África do Sul, em 2010.

Entre os estrangeiros – além dos holandeses que se destacavam pelo número expressivo e animação -, mexicanos, alemães, argentinos e, em menor proporção, costa-riquenhos compareceram ao estádio para ver a última partida na Fonte Nova. Os brasileiros, da mesma forma, não se intimidaram e se vestiram com as cores da seleção canarinho para ver o duelo entre Holanda e Costa Rica.

Independente da nacionalidade, a criatividade chamou a atenção nas imediações da Arena Fonte Nova. Cada um do seu jeito mandou o recado para o time do coração vestindo roupas às vezes curiosas, mas sempre numa referência ao país de origem. Em comum mesmo foram as milhares de fotos feitas para eternizar o momento utilizando, ao fundo, a imponente Arena, cenário para os cliques, boa parte ‘selfies’.

Festa antes da partida

Tudo fez parte da festa iniciada bem antes da partida no entorno da Arena. Para garantir a traquilidade, aproximadamente 10 mil policiais baianos participaram da segurança durante todo o Mundial. Incluindo os efetivos municipais e federais, o número chega a 13,2 mil. A delegacia móvel da Polícia Civil, que funciona num ônibus com equipamentos modernos, está entre os investimentos em tecnologia destinados ao evento e que ficam como legado da Copa.

Segundo o coordenador da unidade móvel, Giovanni Iran Barreto, na parte interna da Arena também funcionou uma unidade fixa com delegado e equipe de policiais civis. “Temos priorizado o atendimento para evitar deslocamento desnecessário”. Ainda de acordo com ele, durante a Copa houve poucas ocorrências. “Tivemos atendimento a baianos e estrangeiros. geralmente furtos ou perda de documentos”.

A Polícia Militar, além de atuar com equipes bilíngues que, por meio de 64 policiais, deu suporte a torcedores que falavam idiomas como inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, entre outros, também garantiu a segurança para maior tranquilidade de baianos e turistas.

Foram instaladas barreiras onde os policiais faziam uma espécie de triagem. A iniciativa fez com que apenas quem portasse ingresso ou moradores da região tivessem acesso às vias próximas do estádio.

O comandante de operações da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Bonfim, informou que o trabalho foi realizado desde o primeiro jogo. “O objetivo é inibir a ação de pessoas que venham para o estádio com equipamentos ou instrumentos que possam causar algum tipo de evento [ocorrência]. As ocorrências foram mínimas”.

Mesmo com a Arena Fonte Nova sem receber mais jogos desta edição da Copa, todo o aparato da segurança pública estadual será mantido na próxima Fan Fest, no Farol da Barra, e nas exibições públicas realizadas pelo Governo do Estado no Pelourinho e no Subúrbio Ferroviário de Salvador.