Os artistas Paulo Bruscky e Zuarte Júnior ocupam a Esteio Galeria de Arte, montada na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), como parte da programação da 3ª Bienal da Bahia, realizada pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

O pernambucano Bruscky é a atração do encontro teórico ‘Fora do Eixo ou Dentro da Ordem?’, que acontece nesta sexta-feira (18), às 18h. Na segunda (21), no mesmo horário, o baiano Zuarte mostra ao público a instalação ‘Psicletas – Liberdade Desbandeirada’, na Casa da Palavra da Esteio.

A Esteio Galeria de Arte reproduz na Escola de Belas Artes o espaço instalado em 1997 pelo artista visual Maxim Malhado, 47 anos, em Vila de Sítio Novo, distrito do município de Catu, a 90 quilômetros de Salvador, na época com dois mil habitantes.

As três casas de taipa iniciaram as atividades no dia 2 de junho, com o Memorial da Esteio, reunindo obras de Maxim Malhado e de autores que doaram trabalhos para a galeria – Caetano Dias, Yuri Sarmento, Sergio Rabinovitz, Rogério Maciel, Justino Marinho, Erivelto Figueiredo, Luís Ramos e Floriano Santos. Além do acervo, as duas outras casas da Esteio iniciaram a programação com mostras individuais dos artistas Tuti Minervino e Teco Ribeiro.