A celebrada companhia italiana Kataklò Athletic Dance Theatre, dirigida pela coreógrafa Giulia Staccioli, volta ao Brasil para uma nova turnê e faz em Salvador uma única apresentação do novo espetáculo ‘Puzzle’ pela Série TCA 2014/Ano XIX. O evento acontece na próxima terça-feira (5), às 21h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do TCA e nos SAC´s Barra e Bela Vista. A Série TCA é uma realização do Teatro Castro Alves, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) e da fundação Cultural do Estado (Funceb).

Fundada em 1995, na cidade Milão, no norte da Itália, Kataklò une a beleza atlética ao melhor da dança contemporânea. Todos os integrantes da companhia são atletas, jovens campeões mundiais e olímpicos, que se reuniram para ir além dos limites permitidos pelas competições esportivas, romper normas impostas em ginásios e estádios.

Nessa busca, chegaram ao palco como o lugar ideal para suas experimentações. Os espetáculos que produzem apostam numa linguagem universal capaz de ultrapassar qualquer fronteira e entusiasmar multidões em todas as partes do mundo.

Puzzle

Charada, quebra-cabeças, palavras cruzadas, mistério, entre outros significados, o espetáculo ‘Puzzle é uma criação coletiva da Kataklò Athletic Dance Theatre. O espetáculo une memoráveis e bem conhecidas coreografias do grupo a coreografias inéditas criadas pelos próprios bailarinos ao longo desses anos.

O resultado é uma nova expressão cênica, de características subjetivas e de natureza mutante. Em cena, os dançarinos-autores compartilham um espaço aberto e livre, levando o espectador a um contato com a paixão e a criatividade por meio da diversidade de expressões que incluem o teatro, a dança e a acrobacia.

Giugiuliaa Staccioli

Coreógrafa e diretora artística estudou balé clássico e encerrou a carreira de atleta competindo entre as finalistas da ginástica rítmica nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, e de Seul, em 1988. Depois, mudou-se para Nova Iorque para estudar dança na Alvin Ailey Studios. Integrou durante três anos a consagrada companhia de dança Momix. Ao criar a Kataklò Athletic Dance Theatre Companhy, em 1995, ela desenvolveu um estilo coreográfico baseado no estudo intenso dos gestos e de todas as formas de linguagem do corpo.

Seu reconhecido empenho artístico lhe valeu, entre outros, o prestigioso Prêmio Unesco, por ajudar a promover a cooperação internacional por meio do esporte. Giulia participa com frequência de importantes eventos em diversos países, como a cerimônia de abertura das Olimpíadas de inverno de Turin, em 2006. Em 2012, foi convidada a assinar as coreografias do espetáculo permanente ‘The Girl from Hongcun’, uma superprodução chinesa que envolve mais de 120 artistas internacionais.