O Neojiba realiza o II Encontro de Coral, com os Coros Sinfônico, Juvenil e Infantojuvenil – OPE, nesta quarta-feira (23), às 19h, no Teatro Sesc Senac, no Pelourinho, com entrada gratuita. Ao todo, mais de 100 cantores estarão no palco. Esta é a segunda vez que o Neojiba reúne todos os cantores do programa em um concerto. A primeira aconteceu em julho de 2013.

O programa foi preparado especialmente para o encontro e inclui obras da música popular brasileira, como ‘Suíte dos Pescadores’, de Dorival Caymmi, ‘Trem das Onze’, de Adoniran Barbosa e ‘Berimbau’, de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Para Yuli Gaitan, regente e preparadora vocal dos grupos, o concerto marca a interação entre cantores das diferentes formações. “Quero que seja um grande encontro. Tem um momento em que todos cantam juntos e isso pra gente é muito importante porque no Neojiba sempre trabalhamos com a integração social. O repertório também foi pensado especialmente para o concerto, com músicas brasileiras. Vai ser um momento bacana”.

Neojiba

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo da Bahia, o Neojiba tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o Neojiba é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado ‘El Sistema’, programa venezuelano criado há 39 anos. O Neojiba é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e o diretor fundador é o maestro Ricardo Castro.

O projeto beneficia diretamente mais de 900 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa no Teatro Castro Alves (TCA), e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, Feira de Santana, Trancoso (no extremo sul da Bahia) e em Salvador, na Península Itapagipana, Bairro da Paz e Nordeste de Amaralina. Além disso, o Neojiba apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos de mais de 20 municípios. O diferencial do Neojiba é o foco na integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.