Para comemorar o Dia Mundial do Rock – 13 de Julho -, a Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), realiza no próximo domingo, às 18h, programação especial no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, em Salvador. As apresentações gratuitas são das bandas Síncope, Desrroche e Os Jonsóns, parte da safra de novos nomes das mais variadas vertentes do rock na Bahia. O evento tem apoio do Rock Difusão – Coletivo Cultural.

A história do rock baiano se destacou no início da década de 80, tendo como principais responsáveis o cantor e compositor Raul Seixas e a banda Camisa de Vênus. Com a projeção nacional, logo surgiram outros grupos do gênero no estado, a exemplo de Elite Marginal, Cravo Negro e Dead Billies.

Atualmente novos artistas e bandas reafirmam a tradição baiana de produzir rock de qualidade. Neste contexto, o Pelourinho tem se destacado no cenário ‘rocker’ soteropolitano como espaço de projeção desses talentos para o público da cidade.

Atrações

No Dia Mundial do Rock, a programação começa, às 18h, quando se apresenta a banda Os Jonsóns, animando o público com som dançante e irreverente, transitando entre o ‘surf music’, o ‘rockabilly e a ‘psicodelia’. Formada por Salomão (guitarra e vocal), Marco Aurélio (baixo e vocal), Marcelo Batera (bateria e backing vocal), e Leo Leal (trompete e backing vocal), a banda lançou dois EPs e se prepara para o lançamento do terceiro em agosto deste ano.

Segunda atração do evento, a banda Síncope, uma das poucas de heavy metal clássico em Salvador e a primeira indicada ao Troféu Caymmi, retorna ao cenário com a formação original, que traz Ronaldo Pitanga no vocal, Bruno Uzêda na guitarra, Maurício Uzêda no contrabaixo e Tito Mutti na bateria. Com repertório autoral cantado em inglês, suas principais influências são o Dio, Iron Maiden e Black Sabath.

No encerramento da noite, a banda Desrroche apresenta seu rock industrial gótico com influência do metal progressivo, território ainda pouco explorado pelo rock baiano. A composição teatral para cada música executada torna o show da banda um espetáculo cenográfico envolvente. A banda é formada por Lex Pedra (vocal), Moca (bateria), Minovsk (baixo), Rada Horus (guitarra) e Lucius Dark (sintetizador/efeitos), e almeja projetar seu trabalho em nível nacional e internacional.