A exposição ‘Arte Rupestre Urbana’, do artista visual Naum Bandeira, será aberta ao público nesta segunda-feira (21), às 20h, no Espaço Xisto Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador, mostrando a arte ancestral brasileira na contemporaneidade, especificamente da região da Chapada Diamantina, na Bahia.

O projeto foi um dos selecionados do edital Portas Abertas para as Artes Visuais 2013, promovido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult).

Com cinco desenhos em grafite, 60 telas impressas em tecido reciclável de garrafa pet, um recorte em pedra, além de vídeo, o artista propõe um resgate estético e, consequentemente, de valorização da autoestima do observador, uma vez que este se insere e se percebe no processo de construção da arte.

Assim, Naum objetiva contribuir para a criação de espaços de sociabilidade, estimulando nas vivências e discussões cotidianas o resgate de imagens da arte rupestre e o debate dos assuntos relativos à arte primitiva nacional. A visitação, gratuita, pode ser feita até o dia 24 de agosto, diariamente, das 9 às 20h.

Edital

Com o objetivo de apoiar a difusão da produção de artes visuais da Bahia, além de dinamizar e qualificar a ocupação de espaços culturais públicos, o edital Portas Abertas para as Artes Visuais 2013 teve 74 propostas inscritas, das quais 14 foram selecionadas – quatro de exposições e dez de intervenções em artes visuais nos ambientes da Casa da Música, Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados e Espaço Xisto Bahia. Os trabalhos são de temática livre e levam aos espaços diferentes modalidades das artes visuais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 71 3117-8106 e no site da Funceb.