Os 30 anos do Cine-Teatro Solar Boa Vista, em Salvador, começaram a ser festejados no último domingo (6) com intensa programação, dentro do Festival Julho+Solar, que chega à terceira edição. Promovida pela Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura (DEC/Secult), a comemoração inclui shows, espetáculos teatrais e de dança, oficinas, cultura hip hop, exibição de filmes e cortejo, que animam o espaço até 3 de agosto com ingressos a preços populares ou acesso gratuito.

A programação do festival foi iniciada com o show ‘História da Música da Bahia’, comandado por Paulinho Boca de Cantor, no domingo. Para o dia 19 deste mês está prevista homenagem a Clementina de Jesus – na sua data de nascimento – capitaneada por Juliana Ribeiro e Barlavento, levando ao palco artistas convidados, além de exibição de filme e performances transformistas. Ações culturais durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 também serão realizadas pelo projeto instrumental ‘Entrevero Musical’, nos dias 10, 11 e 12, com apoio do Ministério da Cultura.

O espaço será palco ainda do projeto ‘Boca de Brasa’, da Fundação Gregório de Matos, que entre os dias 16 e 20 deste mês, promove atividades formativas e a participação de artistas do bairro. A programação prevê também a Semana da Mulher Negra (19 a 25), incluindo seminário, rodas de conversa e atividades artísticas, e para encerrar o aniversário com chave de ouro, uma nova edição do ‘Solar de Virote’, com 30 horas de programação seguidas, da tarde do dia 2 até o entardecer de 3 de agosto.

Espaço agregador

Desde o início do ano, para compor a programação, o Solar esteve em contato direto com artistas parceiros e representantes da comunidade, disponibilizando cessão gratuita de pauta a fim de estimular e facilitar a participação dos interessados no grande encontro festivo.

Para o diretor de Espaços Culturais da Secult, Chicco Assis, a principal finalidade de um espaço público destinado à cultura deve ser exatamente essa de promover encontros. “Nós sempre entendemos o Solar como um espaço agregador, um ponto de convergência tanto da comunidade do Engenho Velho de Brotas, em torno do seu maior equipamento público, como do povo de todos os cantos da cidade”.

O Festival Julho+Solar edição de aniversário abre a série de atividades do segundo semestre do ‘Circuito de Festivais’, ação da Diretoria de Espaços Culturais da Secult, que visa movimentar a programação nos centros dirigidos pelo órgão. Cinco eventos já aconteceram e outros cinco estão previstos até dezembro. Desde o começo do ano, a DEC vem colocando em prática o programa-conceito ‘Ocupe seu Espaço’, de dinamização da programação de espaços culturais.

História

O Cine-Teatro Solar Boa Vista é um dos 17 espaços culturais mantidos pela Secretaria de Cultura. Inaugurado em julho de 1984 com o propósito de ser uma opção de cultura, lazer e entretenimento para a comunidade local, o teatro está localizado no bairro de Brotas, situado no Parque Solar Boa Vista, local que já abrigou a fazenda onde Castro Alves morou, já foi Hospital Psiquiátrico São João de Deus – depois batizado de Juliano Moreira – e recebeu também a sede da Prefeitura Municipal de Salvador.