A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), dá início às turmas de 2014 do Escritas em Trânsito, projeto que promove oficinas gratuitas ministradas por renomados autores da literatura contemporânea de língua portuguesa. Quem abre a programação é Leonardo Villa-Forte, com a oficina Escrita não-criativa: oficina de remix e mash-up literário, numa parceria com a 3ª Bienal da Bahia, fazendo parte do grupo de ações desenvolvidas pelo núcleo Arquivo e Ficção do evento. Ele recebe a escritora Laura Castro e a artista visual Clara Domingas para compor junto aos participantes um mapa-guia constituído de diversos elementos gráficos e narrativos.

As aulas vão ocorrer entre 28 de julho e 1º de agosto (segunda a sexta), das 14h às 18h, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque Caixa d’Água, em Salvador. As inscrições devem ser feitas até a meia-noite de 13 de julho, através de formulário online disponível no site da Funceb. São disponibilizadas 20 vagas.

Oficinas

A Escrita não-criativa: oficina de remix e mash-up literário tem como objetivo estimular uma relação mais próxima e livre com textos e livros. Para isso, são propostas atividades de interação prática com os textos, de maneira que seja feita uma relação lúdica para além de um olhar que enxerga a literatura como algo sagrado e distante, mas como algo passivo de ações. Destaca-se o lugar de criador em que todo leitor se põe ao ler um texto, assim como a ideia de percurso de suas leituras como uma atividade criadora. Para atingir esses objetivos, a oficina faz uso de dois meios principais: exposição, explicação e debate sobre o trabalho exposto no site do MixLit, apresentando seu conceito; e produção e debate de textos tomando como inspiração os que estão no site, organizados pelos participantes com a orientação do ministrante. Por fim, há uma atividade prática em que os alunos farão também o MixLit.

Seguindo até o mês de novembro, serão seis cursos nesta etapa do Escritas em Trânsito. Além de Leonardo Villa-Forte, eles serão conduzidos por Carol Bensimon, Ricardo Domeneck, Antonio Cícero, Marília Garcia e João Bandeira. As inscrições vão ser abertas individualmente ao longo do semestre.

O projeto

Lançado em 2012, o Escritas em Trânsito é resultado do diálogo entre a Coordenação de Literatura da Funceb e a sociedade civil em diversos encontros setoriais e eventos literários, nos quais foi enfatizada a necessidade de se ter acesso às discussões e diálogos que movimentam a cena literária nacional. O projeto responde às políticas de formação e fomento no âmbito da Literatura, bem como oferece aos profissionais do setor, na Bahia, o aprofundamento e o diálogo com outros artistas da palavra: poetas, escritores e ficcionistas de diversas origens e de vários estilos e formatos, todos reconhecidos e relevantes no Brasil, premiados e legitimados por uma crítica qualificada, possibilitando aos baianos o contato com a experiência destas pessoas.