Uma homenagem às mulheres negras, muito samba e variados shows, numa mistura de músicas e cores, marcam os últimos dias da agenda de apresentações do mês de julho nos largos do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. A programação é da Secretaria de Cultura (Secult) por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias.

Nesta quinta-feira (24), no Largo Tereza Batista, às 20h, o evento ‘Julho das Pretas’ faz uma homenagem à luta das mulheres negras na Bahia, em festa comandada pelas cantoras Juliana Ribeiro e Graça Onasilê, com entrada gratuita. Já na sexta (25), quando toda a programação é gratuita, o samba vai animar o público do Largo Tereza Batista, às 20h, com o grupo Seja Você um Sambista.

No Largo Pedro Archanjo, às 21h, Robertinho Lago & Banda Tri Elétrico são as atrações do axé, com repertório eclético e divertido. No Largo Quincas Berro D’Água, no mesmo horário, o cantor Rudnei Monteiro apresenta o show ‘Abrigo de Canções’, com participação de Carla Visi, Bella Argolo e Rudá Monteiro.

A programação começa cedo no sábado (26), a partir das 9h, no Largo Pedro Archanjo, com o projeto ‘O Pelô que Toca e Dança’, comandado pelo Mestre Jackson, numa promoção da Associação Cultural União das Raças (Acura). A partir das 21h, a cantora Andreia Pradho apresenta repertório de composições autorais e parcerias, além de releituras de artistas consagrados, no show ‘Nova Cena’.

Para o mesmo dia e horário, no Largo Tereza Batista, está programado o show do cantor e performista Tito da Cruz. Já no Largo Quincas Berro D’Água, às 20h, o tradicional samba de roda, mesclado com o samba de caboclo e a sonoridade do candomblé, marca a apresentação da Banda Viola de Marujo – todos os shows são gratuitos.

Olodum

O tradicional ensaio do Bloco Afro Olodum movimenta o Largo Tereza Batista, no domingo (27) a partir das 15h, com ingresso a R$ 30. No Largo Quincas Berro D’Água, a segunda edição do projeto ‘Deixa a Bahia Quieta’, com a Banda D’Paul e o Grupo Fora da Mídia, recebe os grupos Samba De Verdade e Catadinho do Samba como convidados do evento, que ainda terá a participação especial de Nelson Rufino (os ingressos R$ 20 e R$ 10).

A programação de julho no Pelourinho termina no dia 31, às 19h, no Largo Tereza Batista, tendo como atração o projeto ‘Batucada Brasileira’, que marca o encerramento das atividades do Curso Livre de Canto, da Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento tem o objetivo de privilegiar produções do Recôncavo, buscando as origens do samba de roda – a entrada gratuita.