O Cine Teatro Solar Boa Vista será mais uma vez palco da noite em homenagem a Clementina de Jesus. Neste sábado (19), a partir das 18h30, a cantora Juliana Ribeiro e Grupo Barlavento serão os anfitriões da festa que terá exibição do filme ‘Rainha Quelé’, de Werinton Kermes, apresentação de muitos sambistas baianoa e performances transformistas para saudar a diva do samba em seu 27º aniversário de morte.

O evento, denominado ‘Noite para Clementina: transformando Quelé’, abre a Semana da Mulher Negra, promovida pelo espaço cultural da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), situado no bairro Engenho Velho de Brotas, em Salvador. O início será com a exibição do filme, que tem a participação de grandes nomes da música brasileira como Martinho da Vila, Leci Brandão e Paulinho da Viola.

Em seguida, o Grupo Barlavento sobe ao palco para apresentar os sambas de roda do seu mais novo show, ‘Mariscada na Roda’, e recebe Juliana Ribeiro para cantarem juntos clássicos do repertório de Clementina. Eles dividem o palco com Grupo Botequim, Walmir Lima, Mazzo Guimarães, Luciano Bahia, Sambatrônica, Edil Pacheco, Vércia Gonçalves, Carlos Barros, Lia Chaves, Rita Bráz, Glória Terra, Chita Fina, Marília e Sueli Sodré, Tonho Matéria e Grupo Tapuia.

Também participam os artistas transformistas Valerie O’ hara, Fera Sunshine e Afonso Oliveira.  “A beleza de Clementina está em sua capacidade de trazer a ancestralidade da canção afro-brasileira para a contemporaneidade e continuar emocionando nos dias atuais”, enfatiza Juliana, idealizadora do tributo.