A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenação ligada à Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), realiza a partir desta segunda-feira (28) diversos encontros para discutir o fortalecimento da rede de combate ao tráfico de pessoas na Bahia.

Na quarta-feira (30), Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, acontece mesa redonda com os diversos atores que vivenciam o dia a dia dessa realidade. Como o tema central ‘Tráfico de Pessoas: A Importância do Fortalecimento da Rede de Enfrentamento’, o encontro será realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória, em Salvador, às 13h30.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico de pessoas é a modalidade de crime mais rentável do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas. Com o intuito de fomentar a discussão com a comunidade e promover a conscientização sobre o tema, o núcleo também realiza a II Mostra de Filmes, na segunda, terça e quinta-feira (28, 29 e 31), na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública do Estado, no bairro dos Barris, com entrada franca. Serão exibidos os filmes ‘Eu, Escrava’ e ‘Anjos do Sol’, e os documentários ‘Aprisionados por Promessa’ e ‘Escravidão no século XX’.

A Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é composta por diversos órgãos dos governos federal, estadual e municipal, que trabalham nos eixos temáticos da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O seu fortalecimento é uma das ações que buscam a melhoria do atendimento às vítimas do tráfico de pessoas, além de realizar esforços na cooperação mútua da busca por conhecimento. Denúncias devem ser feitas pelo Disque 100 (71 3266-0131).