O município de Barreiras, no extremo oeste do estado, se destacou no primeiro semestre de 2014 nas exportações da Bahia com o índice de 54,5% em relação ao igual período de 2013, alcançando US$ 130,4 milhões – o resultado foi o mais expressivo entre os municípios baianos. No ranking do volume total de vendas para o exterior, em valor monetário do ano de análise, Barreiras ocupa a 7ª colocação com destaque para o bom desempenho nas exportações de soja, algodão e milho.

A Bahia liderou o ranking no Nordeste com 59% de participação das vendas externas e é o décimo maior estado exportador do Brasil no primeiro semestre de 2014, com US$ 4,43 bilhões ou o correspondente a 4% das exportações do período.

Pelas últimas previsões do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), a estimativa para a safra de grãos da Bahia é o crescimento de 44%, com produção de 8,8 milhões de toneladas, superando em 2,7 milhões de toneladas a do ano passado.

De acordo com informações da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), no primeiro semestre, a venda de produtos do agronegócio contribuiu positivamente para a balança comercial baiana ao registrar crescimento de 1,5%. Mesmo apresentando expansão de 6,6% no volume total embarcado, as exportações baianas, até junho, retraíram 5,6%, resultado da queda generalizada dos preços das commodities no mercado internacional e da redução nas vendas de produtos manufaturados.

Camaçari

Cerca de 28% das exportações baianas são geradas em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que lidera o ranking com exportações de US$ 1,2 bilhão, basicamente de produtos petroquímicos e automóveis. Em seguida se destaca São Francisco do Conde, com US$ 763,6 milhões, município que tem nos derivados de petróleo os principais produtos exportados.

Mucuri, na região sul, é o terceiro maior exportador da Bahia, com receita de US$ 421,3 milhões e a celulose como carro chefe. O município de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste, com US$ 372,6 milhões, aparece em quarto e se destaca pela exportação de grãos – soja e milho -, seguido de Dias D’Ávila, com US$ 233,5 milhões resultado da venda de cobre e produtos da metalurgia, e Eunápolis (US$ 210,3 milhões e destaque na área de celulose).