O Dia Nacional do Escritor, comemorado em 25 julho, presta homenagem a quem se dedicam à arte de despertar a imaginação das pessoas pelas composições literárias. Reconhecendo que esse saber pode chegar cada vez mais cedo se for estimulado, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolve atividades de incentivo aos alunos da rede estadual. Um exemplo é o projeto Tempos de Arte Literária (TAL), iniciado em 2008.

Finalista do projeto em 2013, Vital Macedo Neto, 16 anos, do 2º ano do ensino médio no Colégio Estadual Flaviano Dantas, em Banzaê, município do nordeste baiano, tem o dom literário na genética. “O meu primeiro contato com esse universo veio das cantorias do meu pai que, assim como o meu irmão mais velho, é repentista. Aos 9 anos, já fazia meus primeiros rabiscos. Aos 10, escrevi o primeiro poema premiado com um bombom. A partir daí não parei mais”, conta o adolescente, que lançou seu primeiro cordel no ano passado.

Para Vital, o ato de escrever é também uma maneira de ser livre. “Escrever para mim significa a liberdade de expressar o real e o não real na minha realidade”, diz o estudante. Ele escreve quase diariamente e tem, entre suas principais influências, Ariano Suassuna, que morreu na última quarta-feira (23), Leandro Gomes de Barros e Luís de Camões.

Valorização das manifestações culturais

Projeto de natureza educativa, artístico-literária e cultural, o Tempos de Arte Literária envolve alunos da rede estadual de ensino da Bahia. Além de fomentar a produção literária nos ambientes escolares, o projeto objetiva a valorização das manifestações culturais regionais e a construção de um ambiente educacional prazeroso, onde a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares.

O TAL é desenvolvido em três fases – escolar, regional e estadual. Em 2014, 1.139 escolas da capital e do interior do estado vão participar do projeto, que é pioneiro no país. A coordenadora de Projetos Intersetorias da Secretaria da Educação, Nide Nobre, afirma que “o Tal foi concebido para abranger toda a rede estadual”.

De acordo com ela, o propósito “é criar espaços de leitura e criação literária, onde os estudantes conhecem a literatura clássica e contemporânea, e constroem a literatura presente, assumindo o lugar de ‘pequenos’ escritores que revelam as grandezas de suas percepções”. Atualmente o projeto está na fase das culminâncias escolares que acontecem até 1º de agosto.

O Dia Nacional do Escritor foi instituído em 1960, após o Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, realizado pela União Brasileira dos Escritores. Na época, a instituição tinha como presidente João Peregrino Junior e Jorge Amado como vice.