A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por meio de convênio com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação, realizou aula inaugural dos cursos de pós-graduação (lato sensu), na modalidade Ensino a Distância (EAD), em Gestão Pública, Gestão Municipal e Gestão da Saúde.

A solenidade, no último sábado (4), foi presidida pela reitora Adélia Pinheiro com a participação de alunos dos núcleos, monitores e professores, além dos diretores dos departamentos envolvidos com a viabilização dos cursos. Na ocasião, a professora Elizabete Matos Ribeiro, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), realizou palestra sobre ‘Responsabilidades e cidadania na Administração Pública: desafios da formação profissional continuada dos servidores e gestores públicos’.

Os cursos – gratuitos – são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, e oferecidos no âmbito do Sistema UAB. Eles são destinados à formação de pessoal de nível superior para a atuação nas administrações públicas, tendo por objetivo a qualificação de pessoal voltada ao exercício de atividades gerenciais.

Segundo a diretora do Departamento de Ciências da Saúde da Uesc, Rozemeire Cardoso de Souza, os cursos representam “o empoderamento que gera conscientização, socializa o poder entre os cidadãos, possibilitando a conquista da condição e da capacidade de participação da inclusão e liberdade das pessoas”.

A diretora do Departamento de Administração e Ciências Contábeis, Sônia Fonseca, afirmou que o objetivo do curso de Gestão Pública “é formar equipes responsáveis pela recuperação dos princípios éticos, com o propósito de atender às demandas das organizações públicas que busquem equipes de trabalho auto-organizadas com capacidade de transformar complexidade em desempenho”.