A pesquisadora da Universidade de Lille II, na França, Marie-Hélène Bourcier, realiza conferência nesta quarta-feira (16), às 9h, no auditório do campus I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador. O evento é gratuito, aberto ao público e transmitido por videoconferência para os 24 campi da instituição.

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Diadorim) da Uneb, em parceria com colegiado do curso de ciências sociais oferecido pelo Campus I, tem o apoio de diversas universidades brasileiras e financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa CIentífica (CNPq).

Durante a visita ao estado, a pesquisadora francesa participa também de uma série de eventos, que serão promovidos na capital e no município de São Francisco do Conde e na capital. A viagem de Bourcier ao Brasil é resultado de iniciativa coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de promover intercâmbio entre a docente e equipes de pesquisa de todo o país.

Segundo o sociólogo norte-americano Steven Seidman, a Teoria Queer consiste no estudo de conhecimentos e práticas sociais que organizam a sociedade sexualizando – heterossexualizando ou homossexualizando – corpos, desejos, atos, identidades, relações sociais, conhecimentos, cultura e instituições sociais. Mais informações estão disponíveis na internet.