Os 121 núcleos do Programa Segundo Tempo, coordenados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), retomaram nesta segunda-feira (14) suas atividades, que foram interrompidas com a realização da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Executado em 36 municípios da Bahia – entre os quais Salvador onde funcionam 41 núcleos -, o programa é uma parceria do Governo do Estado com o Ministério do Esporte e apoio das prefeituras locais. A Setre tem 50 unidades em operação e a Sudesb 71. Cada núcleo atende a 100 alunos, com idade de 6 a 17 anos, em aulas oferecidas gratuitamente no turno oposto ao das atividades pedagógicas.

O Segundo Tempo objetiva democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento integral dos participantes. Para a prática esportiva, as crianças e os jovens do convênio da Setre recebem lanche pago com recursos do Estado.

A carga horária determinada pelo programa é de seis horas semanais. Durante dois anos, as crianças e os jovens praticam atividades esportivas como basquete, vôlei, futsal, futebol de campo e handebol, além de atletismo e capoeira. Alguns núcleos oferecem natação, dança e judô, conforme a estrutura e as habilidades dos professores de educação física e estagiários da área.