A Casa do Basquete, inaugurada no sábado (12), com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), possui piso portátil modular de madeira pau-marfim, placar eletrônico e um par de tabelas oficiais de modelo internacional, o mesmo usado no jogo da NBA, em 2013, no Rio de Janeiro, e nos jogos da Liga Nacional de Basquete (NBB).

O centro é resultado também de parceria entre a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Esporte e Cultura (Asbradec) e a Federação Bahiana de Basketball (FBB) e apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), do Ministério do Esporte e do Clube Adelba.

Os investimentos só foram possíveis em decorrência de um convênio firmado entre Governo do Estado e Asbradec para a realização do projeto ‘Basquete de Alto Rendimento’, em 2013, como informou o presidente da CBB, Carlos Nunes, salientando que a iniciativa foi bem avaliada.

Para Nunes, a Bahia entra no rol das cidades capacitas em receber grandes eventos de basquete. "Um ginásio adequado para as competições de base, com piso e tabelas modernas. Trazemos para o estado o que a confederação brasileira tem de melhor e isso nos deixa entusiasmado”.

Para o técnico da seleção baiana sub-15, que acendeu à segunda divisão em 2013, Michel Caldiron, o estado tem evoluído bastante. "A gente não tinha nada parecido, agora temos de nível internacional, com piso flutuante". A cerimônia de inauguração teve a presença ainda do coordenador de esporte da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), Marcos Pimentel e do diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, lvaro Oliveira.