Para orientar os consumidores baianos a realizar compras conscientes e adequadas ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Procon-BA, vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SJCDH), continua com ação educativa e fiscalizatória na campanha Liquida Bahia, que acontece até próxima segunda-feira (14) em lojas de todo o estado. Na quarta (9) mais 27 estabelecimentos foram visitados pelos fiscais em Salvador.

O órgão também conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que distribui material educativo para consumidores locais e turistas, em dois idiomas, contendo orientações e dicas sobre o consumo sustentável de produtos e serviços, além de exemplares do CDC, os quais devem estar em local visível e de fácil acesso ao público nos os estabelecimentos comerciais.

Durante a operação os fiscais verificam aspectos como precificação adequada dos produtos expostos à venda, disposição do exemplar do CDC, descumprimento de oferta, ausência de informação, condições para o pagamento à vista, inclusive descontos, publicidade enganosa e política de troca.