Duzentos e quatro educandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), estão inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja-PPL) que ocorrerá no dia 29 próximo. O objetivo é garantir aos jovens com mais de 15 anos a conclusão do ensino fundamental.

O Encceja PPL será aplicado dentro das comunidades de atendimento socioeducativo (Cases), localizadas em Salvador, Simões Filho e Feira de Santana, tendo acompanhamento de um pedagogo em cada unidade. Os adolescentes farão provas objetivas de português, língua estrangeira moderna, artes, matemática, história, geografia, ciências naturais, educação física e redação. A participação dos educandos é resultado da adesão da Fundac ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pelo exame.

Além do Encceja, os educandos da Fundac participam anualmente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e de vestibulares.