Depois de seis anos em operação, a Usina de Biodiesel de Candeias vai elevar a capacidade de produção de 217 milhões de litros de biodiesel/ano para 300 milhões de litros/ano. Segundo o presidente da Petrobras Biocombustível, Alberto Fontes, a ampliação aumenta ainda mais a participação da Bahia – e da maior usina da Petrobras Biocombustível – no mercado nacional.

Ele explica que “o processo de ampliação será feito com segurança e confiabilidade, aprimorando a qualidade de todo o processo, do pré-tratamento ao produto final”. Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), James Correia, “é muito importante que este projeto continue forte e cresça cada vez mais”.

Na sua avaliação, trata-se de “uma ampliação considerável, de quase seis vezes mais de quando começou, em 2008, quando produzia 57 milhões de litros de biodiesel/ano. Essa usina abastece a região Nordeste do Brasil, principalmente os estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas".

A usina de Candeias integra o parque produtor de biodiesel da empresa, incluindo usinas próprias e unidades em parceria, que, juntas, têm capacidade total de produzir 821 milhões de litros/ano. A unidade possui sistemas de instrumentação e controle automatizados, além de flexibilidade no processamento de óleos vegetais brutos e no uso de matérias-primas diversas, podendo processar ainda sebo bovino e OGR (óleos e gorduras residuais).

Padrão internacional 

O laboratório da Usina de Candeias também recebeu a acreditação da norma ISO 17.025 sobre os ensaios de certificação do biodiesel, conforme recomendação do Inmetro. O laboratório atende a um padrão internacional que atesta a competência dos ensaios realizados em termos de qualidade e confiabilidade dos resultados. Os laboratórios das usinas fazem o acompanhamento do processo produtivo, desde o recebimento de matérias-primas e insumos até a certificação dos produtos finais.