Está confirmada a lista com os nomes dos arquitetos responsáveis pelo julgamento dos projetos inscritos no Concurso Público Nacional de Ideias de Arquitetura e Urbanismo para a Baixinha de Santo Antônio – Bairro da Gente, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur) e organizado pelo Departamento da Bahia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-BA).

Os projetos serão analisados pela comissão em local fechado e privado, entre os dias 02 de setembro e 06 de setembro. O período pode ser prorrogável por mais cinco dias a pedido formal da comissão por maioria dos seus membros e autorizada pela coordenação do concurso. Apenas em caso de necessidade, poderá ser convocada consultoria específica em outras áreas de conhecimento para subsidiar os trabalhos da comissão julgadora.

Serão selecionados três trabalhos em ordem de classificação, sendo vedada a possibilidade de empate, e concedidas quantas menções honrosas a comissão julgadora achar merecedoras. A decisão final da comissão julgadora é inapelável. As inscrições no processo seletivo continuam abertas até dia 20 de agosto. Os interessados devem acessar o site do concurso. A última visita técnica guiada programada será nesta quinta-feira (31).

Conheça a comissão julgadora:

Mariano Arana
– o arquiteto uruguaio graduado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade da República foi Senador da República e Ministro da Habitação, Ordenamento Territorial e Meio Ambiente do Uruguai. Exerceu mandato como prefeito de Montevidéu, quando implementou o Plano Estratégico de Montevidéu para o reordenamento dos aspectos edilícios e urbanísticos da cidade. Foi também presidente da Comissão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Nação, além de ter sido professor e diretor do Instituto de História da Arquitetura.

Sérgio Magalhães – arquiteto formado pela FAU-UFRGS e atual presidente do IAB Nacional, é doutor em Urbanismo pela PROURB-UFRJ e professor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Foi secretário Municipal de Habitação do Rio de Janeiro, secretário de Estado de Projetos Especiais do Rio de Janeiro e subsecretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Rio de Janeiro. Foi responsável pela concepção e implementação de programas como o “Favela-Bairro”, “Morar Legal”, “Morar sem Risco” e “Morar Carioca”.

Antônio Heliodório Sampaio – arquiteto graduado pela FAU-UFBA, doutor em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Geografia Física, ambos pela USP, é Professor Titular e ex-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Coordenou o Projeto Transporte de Massa de Salvador pela Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador. Coordenou o Plano Diretor de Salvador pela PLANDURB entre 1975/76. Entre outros livros publicou “Formas Urbanas: Cidade-Real & Cidade-Ideal”.

Elisabete França – arquiteta e urbanista graduada pelo CAU-UFPR, doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com a tese “Favelas em São Paulo” e mestre pela USP, é atualmente diretora do Studio2E Ideias Urbanas. Foi secretária adjunta e superintendente da Secretaria Municipal de Habitação Popular do Município de São Paulo, onde coordenou o Plano Municipal de Habitação de São Paulo.

Alessandra d`Avila Vieira – arquiteta e urbanista graduada pela USP, tem mestrado-profissionalizante em Habitação, Planejamento e Tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Atualmente é arquiteta do Ministério das Cidades.

Verena Andreatta
– arquiteta e urbanista graduada pelo Centro Universitário Bennett, doutora em Urbanismo e Ordenamento do Território pela Universidade Politécnica da Catalunha em Barcelona e mestre em Habitação, Planejamento e Construção pelo Instituto de Estudos de Habitação de Rotterdam, é atualmente secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana de Niterói. Foi presidente do Instituto Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e diretora de Projetos Urbanos, qunado participou da gestão dos programas “Rio Orla”, “Corredor Cultural”, “Rio-Cidade” e “Favela-Bairro”.

Fernanda Pontes – arquiteta urbanista formada pela FAU/UFRJ, com pós-graduação em Análise e Avaliação Ambiental pela PUC-RJ. Gerente Nacional de Planejamento e Desenvolvimento de Redes na GEGOV (Brasília-DF), participou da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2001) e da Mostra Internacional Rio Arquitetura (2003), expondo projetos de urbanização de favelas de própria autoria, além de ter desenvolvido projetos de urbanização de favelas, de loteamentos e recuperação de áreas centrais e fiscalização de obras no Programa Bairrinho Tijuaçu e Vila da Paz; Programa Favela Bairro Juramento e Dois de Maio, Projeto Novas Centralidades Frei Caneca, Projeto do Centro Cultural Dna. Marta. Fernanda é Membro titular da 5ª Gestão do Conselho das Cidades, representando o Ministério da Fazenda 2014-2016;

Roberto Cortizo (suplente)
– arquiteto e urbanista graduado pela FAU-UFBA, é professor Adjunto e ex-prefeito do Campus Universitário da UFBA e foi professor e vice-coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIME. Trabalhou no Instituto Nacional de Habitação do Ministério da Habitação de Madri. Foi coordenador do Concurso Nacional de Anteprojetos do Edifício Sede do Conselho Regional de Medicina da Bahia, CREMEB/IAB-BA (1993), do Concurso Nacional de Urbanização de Áreas Faveladas no Município de Salvador, SRHSH/IAB-BA (1997) e do Concurso Nacional de Arquitetura do Subúrbio Ferroviário de Salvador-BA, FMLF-SEPLAM/IAB-BA (1999).