Em comemoração a uma década de existência da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), importante espaço de diálogo para o fortalecimento e a elaboração de diretrizes da Educação Ambiental no Estado, será realizado, no próximo dia 5 de agosto, o seminário ‘Ciea 10 anos: Construindo a Educação Ambiental da Bahia’.

O evento reunirá representantes do governo federal, estadual e municipal, estudantes, educadores ambientais no auditório da Secretaria Estadual de Educação da Bahia, no Centro Administrativo, em Salvador, a partir das 8h. O encontro visa promover reflexão sobre as conquistas da Ciea e também traçar as perspectivas para os próximos anos, levando em consideração a importância da interrelação entre os colegiados ambientais e setoriais para a transversalidade da educação ambiental (EA) no território baiano.

Estará presente no encontro o professor Marcos Sorrentino, da Universidade de São Paulo (USP), educador ambiental que colaborou com a criação desses colegiados no Brasil. A programação inclui o lançamento do livro ‘Encontros e Caminhos 3’, publicação do Ministério do Meio Ambiente, como informa a diretora de EA da Sema, Zanna Matos

Para o integrante da comissão, representante da sociedade civil, Idalécio Santos, nos dez anos de existência a Ciea desempenhou papel fundamental na construção de diretrizes estaduais da educação ambiental, sempre em consonância com as demais instâncias governamentais, e especialmente, com os anseios da sociedade.

Processo participativo

A comissão se dedicou a aspectos importantes para o fortalecimento da EA no Estado, a exemplo da elaboração da Política de Educação Ambiental da Bahia, aprovada em 2011, por meio de um processo participativo e democrático, priorizando a metodologia de diálogo entre as secretarias de governo e a sociedade civil, por meio de debates setoriais.

Também se destaca a elaboração de um dos instrumentos da Política Estadual de Educação Ambiental que é o Programa Estadual de Educação Ambiental, o qual "contém as diretrizes e estratégias que orientam a implementação da política e serve como referência para programas setoriais e projetos em todo o território”, disse Zanna.

Mapeamento

Outra ação discutida pela Ciea é o mapeamento de experiência de educação ambiental do Estado – primeiro passo para chegar no diagnóstico estadual de EA, instrumento da Política Estadual, que permitirá um cenário do que se tem de produção de atividades de educação ambiental no território baiano, e servirá de subsídios para definição de estratégias para interseção de políticas publicas ou mesmo criação de novas.

Também colaborou na construção do instrumento de banco de dados para o cadastramento dessas experiências socioambientais, que vem sendo desenvolvido pelas universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb).

De acordo com a coordenadora de Territórios da Diretoria de Educação Ambiental (Dieas) da Sema, Michele Rios, a previsão é que o cadastramento seja finalizado em julho de 2015, com a perspectiva de novos convênios para a cobertura dos 27 territórios da Bahia.

A Ciea é um espaço público, instituído pelo poder público estadual, destinado a discutir e coordenar as atividades de educação ambiental na Bahia. As comissões surgiram no contexto da regulamentação da Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795/99, num esforço para criação de espaços públicos coletivos nas unidades federativas, buscando construir canais de diálogo para a efetiva implantação da política.