Criado em 2013 pelo Zoológico de Salvador para proporcionar ao público um passeio inusitado com aromas, sons e ruídos peculiares, o projeto Zoo Noturno recebeu na noite quinta-feira (10) mais uma turma de visitantes dispostos a conhecer ainda mais a fauna que não está visível a quem vai ao parque durante o dia.

O passeio noturno consiste em percurso de aproximadamente uma hora, monitorados pela equipe de Educação Ambiental do Zoo, em que grupos de, no máximo, 25 pessoas participam de uma palestra sobre a fisiologia animal e a importância da preservação das espécies.

Em seguida, a visualização de animais com hábitos noturnos, a exemplo do jupará, macaco da noite, serpentes, lontras, sariguês, zebras, camelos, iraras, mão peladas, lobos guará, jaguatiricas e gato do mato, são disponibilizados aos interessados.

A técnica do setor de Educação Ambiental, Raiana Serra, enfatiza a aceitação do projeto, que acontece duas vezes na semana. “O Zoo Noturno está sendo muito bem aceito pela população. O Parque, através de toda a sua equipe, vem trabalhando para que os visitantes aprendam mais ainda sobre o meio ambiente e a preservação de animais da nossa fauna. O projeto ainda é piloto, mas a tendência é crescer ainda mais”.

De acordo com o coordenador do Zoológico, Gerson Norberto, a ideia do passeio surgiu de uma demanda antiga dos visitantes, que sempre questionavam sobre o comportamento sonolento de algumas espécies. “As pessoas sempre perguntam o motivo de a onça estar sempre deitada e o porquê da cobra não se mexer. Durante o dia esses animais de hábitos noturnos pouco aparecem ou ficam a maior parte do tempo dormindo”.

Organização 

Para garantir total comodidade e segurança aos interessados, Raiana Serra explica quais os métodos de precaução que devem ser tomados. “Os visitantes são orientados antes do percurso para que, ao chegarem às instalações do Zoológico, andem em grupos, sigam sempre pelos caminhos orientados pelos guias e façam o maior silêncio possível, desligando todos os aparelhos telefônicos e evitando falar alto para que os animais não sejam incomodados”.

O Zoo Noturno funciona às terças e quintas-feiras, sempre das 18h30 às 20h. As visitas devem ser agendadas via o fale conosco, no site do parque, email (zoo.educar@inema.ba.gov.br) ou telefones 3117-7953/3116-7954.