Esta terça-feira (1) foi a vez dos torcedores norte-americanos testarem o novo metrô de Salvador. Eles se deslocaram da Estação Acesso Norte e foram até o Campo do Pólvora, de onde seguiram a pé para a Arena Fonte Nova para acompanhar a partida entre Estados Unidos e Bélgica.

Morador de Indianápolis, Bruno Neal diz ter ficado surpreso com o funcionamento do metrô. “Ouvi falar que estava sendo construído há muito tempo, mas não sabia que poderíamos usar na Copa”.

A organização nas estações e dentro dos trens chamou a atenção do morador de Chicago, Thomas Hayward. “Esse metrô é mais limpo que o de Chicago e o de Nova Iorque. As estações são bem sinalizadas e foi fácil de nos localizarmos. Em Chicago, às vezes, ficamos perdidos”, comentou o designer gráfico.

O novo meio de transporte da capital baiana também foi elogiado por moradores de Los Angeles. O empresário Joseph Courijeau e a sua esposa Márcia Courijeau chegam nesta terça-feira a Salvador especialmente para assistir ao jogo e fizeram questão de usar o metrô. “Mesmo estando longe de Salvador acompanhei o processo de construção do metrô. Não acreditava que iria ficar pronto para a Copa, está muito bom e espero que permaneça assim”, disse Márcia Courijeau.

Mais de 70 mil usuários

Segundo a CCR Bahia, concessionária do metrô, 70 mil pessoas já usaram o equipamento desde a inauguração, no dia 11 de junho. Em dias de jogos da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova, o acesso é restrito aos torcedores e cerca de cinco mil pessoas usam o transporte, de acordo com a CCR.

Para ter acesso ao metrô em dias de partida na Arena, os portadores de ingresso devem acessar o site da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa Fifa Brasil 2014 (Secopa), fazer o cadastramento e retirar a pulseira no estande da CCR, no segundo piso do Shopping Bela Vista. O metrô começa a funcionar cinco horas antes do início da partida e permanece atendendo até duas horas após o jogo.