Em nota de pesar, o governador Jaques Wagner lamentou a morte do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos, na madrugada desta sexta-feira (18), e decretou luto oficial de três dias: "A obra deixada por João Ubaldo Ribeiro nos auxilia, neste momento, a superar a dor pela sua perda. Imortal das academias de letras do Brasil e da Bahia, irônico e bem-humorado, soube como poucos desvendar as entranhas da epopeia brasileira. Sua crítica social muitas vezes incomodava, porém também apontava caminhos. Ubaldo é leitura essencial para quem quiser contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Minhas condolências aos familiares e amigos", disse o governador.

Nascido em Itaparica, João Ubaldo Ribeiro ganhou, em 2008, o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Desde 1993, o escritor ocupava a cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Em novembro de 2012, em cerimônia que teve a participação do governador, ele tomou posse na Academia de Letras da Bahia, em substituição ao acadêmico Cláudio Veiga.

O  governador Jaques Wagner desembarca no Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (18), para acompanhar o velório do escritor baiano, que acontece no Salão dos Poetas Românticos, na Academia Brasileira de Letras (ABL). O sepultamento do corpo de João Ubaldo Ribeiro está previsto para acontecer neste sábado (19), na capital fluminense.

Publicada às 8h40
Atualizada às 12h50