O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), estará no município de Cocos, a partir de segunda-feira (21), com o objetivo de atender, até o dia 29, o total de 1.067 mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sendo 140 mulheres por dia. O atendimento será feito na Praça Presidente Juscelino, número 35, em frente à prefeitura municipal.

A estratégia de rastreamento do câncer de mama foi iniciada, em outubro de 2011, e se consolidou como uma proposta  complementar às ações já desenvolvidas pelo Estado referente à saúde da mulher. A ação percorre municípios baianos com unidades móveis, realizando Mamografia Bilateral de Rastreamento. Após o primeiro exame, as mulheres que apresentam imagens inconclusivas e necessitam de um diagnóstico mais aprofundado fazem a checagem por ultrassom e biópsia, na própria cidade.

As mulheres com diagnóstico positivo terão o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico realizado em unidades de alta complexidade em oncologia de referência para a sua região. A estratégia já percorreu 225 municípios de 14 regiões de Irecê, Jacobina, Itaberaba, Seabra, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Ilhéus, Valença, Jequié, Itabuna e Vitória da Conquista.

Atualmente, a atividade está sendo desenvolvida na região de Santa Maria da Vitória. No período de outubro de 2011 a maio deste ano foram realizadas mais de 160 mil mamografias.