Os estelionatários Vitor Pinto Santos, 18 anos, e a mãe Damiana Pinto, 37, foram presos, na quarta-feira (9), por investigadores do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME), na casa onde residem, no Alto de Coutos, em Salvador. De acordo com as investigações, Vitor ‘hackeava’ sites de empresas que realizam pagamentos pela internet, como PagSeguro e PayPal, para roubar senhas e dados dos clientes. As informações eram usadas em compras ilegais de diversos produtos.

Segundo a polícia, o estelionatário também encaminhava e-mails falsos a usuários desses sites anunciando promoções e premiações inexistentes. Quando a vítima clicava no link seu computador era infectado e as informações capturadas por ele, que utilizava para adquirir de forma fraudulenta mercadorias como eletroeletrônicos e roupas.

Os produtos chegavam pelos Correios, na residência dos criminosos, na Rua Luanda nº 77, Alto de Coutos, e eram recebidos por Damiana. Os policiais chegaram ao local no momento em que um carteiro entregava à mulher uma caixa contendo um celular. No imóvel, os policiais apreenderam outros cinco celulares, um tablet, dois pares de tênis e um casaco de moleton. O cumputador de Vitor foi apreendido e encaminhado para exames periciais.

O GME iniciou as investigações, no dia 3 deste mês, após receber denúncia do dono de uma empresa de comércio virtual da Paraíba, que teve a conta PagSeguro invadida e os dados utilizados em compras ilegais com endereço de entrega em Salvador. Vitor e Damiana foram autuados em flagrante por estelionato e encaminhados ao sistema prisional.