O estelionatário Maiko Rodrigues Ferreira, 21 anos, foi preso, na quinta-feira (10), num ponto de ônibus no Distrito de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro extremo sul da Bahia. Ele foi flagrado por policiais da 2ª Delegacia Territorial (DT) com uma mala contendo dez carimbos com números de CNPJ de várias empresas de construção civil instaladas em Recife, Salvador e Campinas, além de três carteiras de trabalho em seu nome e uma quarta com o nome de Edinaldo Alencar Costa.

Os quatro documentos continham carimbos de registro de trabalho em várias empresas de construção civil e empresas de telefonia, em diferentes cargos, desde carpinteiro até operador de telemarketing. Interrogado pelo delegado titular Sinézio Vieira Júnior, o estelionatário informou ter encontrado os carimbos nas imediações de um lixão no bairro Penorte, em Brasília, capital federal.

Natural de Porto Seguro, Miko admitiu utilizar os carimbos para “esquentar” as carteiras de trabalho em seu nome, com o objetivo de conseguir emprego em variados cargos. O golpe também consistia em inserir carimbos e assinaturas falsas em carteiras de terceiros, serviço pelo qual era remunerado. Indiciado pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica, ele segue custodiado, à disposição da Justiça. O delegado Sinézio Júnior investiga a procedência do material apreendido.