O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Jorge Figueiredo, anunciou nesta quinta-feira (10) a prisão de mais um integrante do almanaque de homicidas – Vicente Lucas Santos do Espírito Santo, 24 anos, o sétimo preso desde que o livreto foi criado pelo departamento, há quatro meses.

Responsável por pelo menos 10 assassinatos na região da Mata Escura, em Salvador, ele foi detido por uma guarnição da Polícia Militar, no município de Candeal, no nordeste baiano, depois de se envolver numa briga, na Praça Matriz da cidade, sendo conduzido à Delegacia Territorial (DT) de Serrinha e posteriormente recolhido ao Conjunto Penal de Serrinha.

Vicente tinha um o mandado de prisão preventiva em aberto, cumprido pelo coordenador da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e expedido pela 2ª Vara do Tribunal do Júri, em janeiro de 2013, pelo homicídio de José Narciso Ferreira. Ele foi detido na madrugada de 22 de junho.

Prisões e mortes

O primeiro integrante do Almanaque do DHPP preso foi o traficante e homicida Bruno Dória de Jesus, 23, em 21 de março, por investigadores da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), no bairro São Caetano, em Salvador. No dia 25 de março, equipes do DHPP, do Departamento de Narcóticos (Denarc) e das Rondas Especiais da Polícia Militar (Rondesp/RMS) prenderam na localidade de Porto Santo, na Ilha de Itaparica, João Carlos dos Santos Cardoso, 27.

Investigadores da DH/Central prenderam o terceiro integrante – o traficante e homicida Charles Luciano de Jesus, 22 – em 9 de abril, na 2ª Travessa Saturno, em Pernambués, e, em seguida, Anderson Costa dos Santos, na cidade de Feira de Santana. No dia 8 de maio, Fabrício Costa dos Santos, 27, apontado como um dos líderes do tráfico de drogas na localidade do Beco do Sabão, na Liberdade, foi morto durante troca de tiros, na Rua 3 de Maio, no Sieiro. Os comparsas o assassinaram com cerca de 30 tiros, por ter rompido com a quadrilha.

Também integravam o Almanaque do DHPP Adelmo dos Santos, 30, morto no Bairro da Paz, no dia 30 de março, em confronto com a polícia, e Gutemberg Santos Farias, 20, assassinado no município de São Felipe durante troca de tiros com policiais civis e militares, após assaltar dois estabelecimentos comercias da cidade.

O quinto integrante preso – Jéferson Silva Bispo, 24 – foi localizado na madrugada de 10 de maio, em Tancredo Neves, por policiais da 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Sussuarana). O sexto, Paulo Vinícius Nunes dos Santos, 23, teve o mandado de prisão temporária cumprido no dia 17 de maio, por policiais da 82ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/CAB). O criminoso foi flagrado com um revólver calibre 38, municiado e três celulares, em um ponto de ônibus, na Avenida Paralela.