Mais de 14 mil atendimentos já foram realizados no SAC Servidor, central de atendimento exclusivo para o funcionalismo estadual, que completa um ano de funcionamento, no mês de agosto. Localizado no Multishop, na Boca do Rio, a unidade conta com 118 serviços direcionados para o servidores estaduais, sobretudo na área de recursos humanos, como solicitação de aposentadoria, requerimento para pensão previdenciária, recadastramento no Planserv, informações sobre licenças médicas, agendamento e avaliação para perícias médicas, entre outros. O SAC Servidor, assim como os demais postos da rede SAC, é gerido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

A gerente do SAC Servidor, Diovana Puonzo, conta que os servidores se sentem privilegiados em ter uma central de atendimento exclusiva para eles. “Os servidores saem daqui completamente satisfeitos, principalmente pela rapidez e eficiência no atendimento”, revela. A unidade ainda conta com serviços com hora marcada, como é o caso do Centro de Diabetes e Obesidade (CDO), ligado ao Planserv, que registra, até o momento, 1.870 pacientes atendidos.

Atendimento multiprofissional

Os beneficiários da assistência podem solicitar atendimento no CDO através do call center 0800 56 6066. O centro oferece atendimento multiprofissional aos portadores de diabetes e obesidade, incluindo ações de educação em saúde e prevenção de complicações desses agravos. Pode aderir ao programa qualquer beneficiário que sejam diagnosticados com diabetes ou obesidade.

Planserv

No SAC Servidor, o Planserv também realiza movimentações cadastrais e presta orientações sobre o plano, adesão ou cancelamento da assistência, cadastro de identificação biométrica, inclusão ou exclusão de dependentes e agregados, recadastramento de beneficiários, dentre outros.

Ana Rosa Lírio, servidora aposentada da Secretaria de Planejamento (Seplan), foi até o SAC Servidor após receber e-mail de notificação alertando-a sobre a falta de documentos dos dependentes e agregados no Planserv. “O atendente, muito solícito, além de ter me tranquilizado, me informou que durante o recadastramento do Planserv é preciso apresentar os documentos do titular, dependentes e agregados. Não sabia disso, mas consegui regularizar a situação, estou aliviada”, conta.

Vantagens para o aposentado

O aposentado da Polícia Militar, Francisco Gomes, chegou ao SAC Servidor para fazer o recadastramento anual da Previdência Estadual. Ele conta que essa já é a terceira vez que busca os serviços da central. “Moro aqui perto e essa unidade do SAC exclusiva para o servidor facilitou muito meu dia a dia. Já estive aqui outras vezes para resolver pendências no Planserv e fazer minha senha para acessar o contracheque on-line no Portal do Servidor. Em todas as vezes fui atendido rapidamente e consegui resolver tudo”, afirma Gomes.

O recadastramento da Previdência Estadual pode ser feito no SAC Servidor com agilidade e sem filas, bastando apenas o aposentado apresentar documento de identificação com foto atual, e em bom estado, CPF e comprovante de residência. A quarta e última etapa do recadastramento convocou 12.695 policiais reformados e da reserva, ligados à Polícia Militar, que devem se recadastrar até agosto. O procedimento ainda pode ser feito em qualquer unidade do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), localizadas nos postos SAC e Pontos Cidadão.

Outros serviços do Ceprev

Além do recadastramento, a unidade Ceprev, vinculada à Previdência Estadual, oferta outros 23 serviços, incluindo solicitação de certidão de tempo de contribuição, isenção do imposto de renda, simulação de aposentadoria, seguro habitacional e inclusão de filho maior inválido para fins de pensão, entre outros. Já no posto de atendimento do INSS é possível agendar atendimento para agências da Previdência Social, bem como esclarecer dúvidas sobre o que é necessário para solicitar certidão de tempo de contribuição e certidão negativa de benefícios, que são documentos imprescindíveis à entrada dos processos de aposentadoria no Ceprev.

O atendente dos postos Ceprev, Diogo Santos, trabalha no SAC Servidor há um ano e conta que a exclusividade de uma central de atendimento para o servidor atendeu uma demanda antiga. “Ouvimos diariamente comentários positivos dos servidores que vêm aqui. Sobre a agilidade, organização e eficiência. Isso prova que faltava um lugar que atendesse as necessidades do servidor”, conclui.

Mais serviços

O servidor também encontra no SAC Servidor as atividades da Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas, que utiliza o espaço para ampliar a oferta de capacitação para os servidores estaduais, além de viabilizar a ampliação do escopo de atuação e variedade do seu portfólio de produtos (Mais Futuro, Carreiras, Parcerias Estratégicas, Crescer, etc). O Clube de Desconto do Servidor, que oferece vantagens no mercado para o funcionalismo estadual, também presta atendimento presencial no SAC Servidor.