O município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), vai ganhar uma unidade modelo do SineBahia que irá oferecer serviços de intermediação para o trabalho, documentação e qualificação profissional. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, após assinatura de convênio.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, da superintendente para o Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, dos secretários municipais, Andrea Paiva (Educação) e Adelon Mira (Juventude),além da coordenadora das unidades do SineBahia, Telma Assunção.

Nilton Vasconcelos destacou que “a implantação da nova unidade será um fator preponderante para atração de novos investimentos para o município". Segundo ele, a rede de serviços do Sinebahia, em todo o estado, vem empregando cerca de 60 mil trabalhadores por mês. O secretário ressaltou ainda os investimentos realizados na digitalização de carteiras de Trabalho – “40 mil produzidas por mês” – e garantiu a manutenção da unidade do Sinebahia, localizada no SAC da cidade.

O prefeito de Lauro de Freitas comemorou a celebração do convênio e valorizou a importância da implantação da unidade modelo do SineBahia no município. “Será uma ferramenta indispensável para gerar mais empregos à nossa cidade que hoje é a terceira do estado que mais emprega”.

Parcerias e serviços

O SineBahia é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Setre, e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a participação das prefeituras municipais. A rede de serviços possui mais de um milhão de cadastros atualizados no banco de dados e mantém parcerias com centenas de empresas em toda a Bahia, que disponibilizam vagas regularmente e recebem, após pré-seleção, os profissionais mais adequados ao perfil solicitado.

O serviço prestado pelo SineBahia se transformou no principal canal de acesso da população às políticas públicas desenvolvidas para o fomento do trabalho na Bahia. A unidade central (Iguatemi), em Salvador, oferece cursos de capacitação, serviço de psicologia, central de captação de vagas, serviço de consultoria para atendimento às empresas, central de convocação e administração de vagas, capacitação social e profissional, divulgação das vagas, programa de empregabilidade de pessoas com deficiência (PcD), atendimento a micro e pequenas empresas, e infraestrutura disponível para empresas.