O semiárido baiano é o alvo principal dos investimentos do Programa de Crédito da Bahia (CrediBahia), conduzido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária – Sesol, com apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e das Prefeituras municipais. Dos 182 postos em funcionamento, 98 encontram-se instalados na região.

O programa estadual de microcrédito sinalizava, em junho de 2014, um total de 127.953 contratos para empreendedores de micro e pequenos negócios, liberando recursos da ordem de R$ 236,1 milhões em crédito. Somente na região do semiárido baiano foram formalizados 62.473 contratos, correspondendo a R$119.1 milhões em crédito. Presente nos 27 Territórios de Identidade, o programa conta com 240 agentes de crédito, tendo, em média, dois agentes por unidade, e com índice de inadimplência de 6,8%, que corresponde às parcelas com atraso de 31 a 360 dias.

Desenvolvimento econômico

Considerado importante vetor de desenvolvimento econômico para os municípios, através do financiamento aos empreendimentos, o programa de crédito produtivo e orientado faz girar o dinheiro na economia local, gerando Imposto Sobre Serviço – ISS para os cofres municipais. Além disso, oferece financiamento com taxas de juros abaixo das praticadas pelo mercado financeiro tradicional, estimulando a geração e ocupação de renda. Concedido aos empreendedores com, pelo menos, seis meses de funcionamento, o CrediBahia tem uma taxa de juros de 5% a.a (0,41% a.m), com valores que variam, progressivamente, entre R$200 e R$10 mil.

Segundo Joaquim Oliveira, coordenador de Microfinanças da Setre, a cada dia cresce o acesso dos empreendedores – tanto no primeiro piso do CrediBahia, com a expansão para outros municípios, quanto para o segundo piso, com a disponibilização de mais recursos. “Para esta parcela significativa da população baiana, o acesso ao crédito, uma das reivindicações prioritárias dos empreendedores de micro e pequenos negócios, sejam eles individuais ou coletivos, tende a ser ampliado sempre”, esclarece.

Passo a passo do CrediBahia

A Setre é a responsável pelo acompanhamento e gestão do programa no âmbito do Estado; a Desenbahia se responsabiliza pela liberação do crédito e a gestão financeira; ao Sebrae cabe a responsabilidade pela formação e capacitação dos gestores e dos agentes de crédito, bem como do treinamento e aprimoramento dos empreendedores beneficiados pelo Programa. As prefeituras, por sua vez, acessam o CrediBahia através da assinatura de um Termo de Adesão, e ficam responsáveis pela infraestrutura à operacionalização e pelos servidores que atuarão como agentes de crédito.