O cadastramento no SineBahia e no SineBahia-Patra, serviço destinado aos trabalhadores autônomos e prestadores de serviço, foi parte da ação realizada nesta sexta-feira (18), no Conjunto Habitacional 27 de Abril, no Doron, em Salvador, primeiro conjunto habitacional construído, exclusivamente, para as trabalhadoras domésticas baianas. Os serviços são prestados  pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Moradora do conjunto, a trabalhadora doméstica Iraildes Silva, 44 anos, desempregada há quatro meses, se cadastrou no SineBahia. “Além de serviços gerais, tenho experiência como camareira, me cadastrei para essas duas áreas”. Já Elisângela Fonseca, 36, aproveitou para conhecer o SineBahia-Patra e se cadastrar no serviço. “Gostei do atendimento e da forma que funciona o serviço. Já me cadastrei no SineBahia-Patra”.

Oficinas

Além do serviço do SineBahia Móvel, a ação incluiu orientação sobre saúde bucal e atividades da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), que realizou oficinas de dança, grafite, turbante e música para as trabalhadoras. A fundação também disponibilizou a Biblioteca Móvel, com livros, jornais e revistas de variados gêneros, incentivando o hábito de leitura.

Líder do Conjunto Habitacional 27 de Abril, onde moram 80 famílias, Maria José Santos disse que a ação é uma reivindicação dos moradores. “Conquistamos a nossa moradia. A nossa reivindicação agora é o acesso aos serviços e à cultura”.

Para ampliar o conhecimento das moradoras sobre a Emenda Constitucional (EC 72/13), que garantiu direitos trabalhistas para a categoria, a Defensoria Pública do Estado tirou dúvidas das domésticas quanto ao assunto. A Valorização do Trabalho Doméstico é um dos eixos da Agenda Bahia do Trabalho Decente, que é coordenada pela Setre.