Em homenagem ao Dia do Motorista e do Motociclista (25 e 27 deste mês), o Departamento Estadual de Transito da Bahia (Detran-BA) realizou nesta quinta-feira (24), no auditório da sede, no Iguatemi, uma palestra sobre ‘Crimes de Trânsito – atualização da Lei 12.97114’, com o especialista em comportamento no trânsito, Rodrigo Ramalho.

O evento, organizado pela Coordenação de Segurança e Educação para o Trânsito (CS), teve o propósito de conscientizar os profissionais sobre os direitos e deveres da classe, abordando questões relativas à lei 12.971/14, que trata das novas regras para homicídio culposo e rachas no trânsito.

Segundo Ramalho, o respeito à vida é um dos principais aliados no combate aos acidentes de trânsito. “O motorista não tem apenas que dirigir bem por causa das punições impostas pela lei, mas também por uma questão de consciência e segurança”.

Para o motorista de uma linha de transporte municipal de Salvador, Welington Veloso, o evento é uma oportunidade de conscientizar ainda mais os condutores que lidam diariamente com diversas questões no trânsito. “Todos os dias somos submetidos a situações de stress e, por isso, temos que ter equilíbrio emocional para lidar com isso. É importante nos conscientizarmos de que estamos carregando vidas e devemos protegê-las”. Ao término da palestra os motoristas receberam certificado de presença, se vacinaram contra a influenza e hepatite e participaram de um coffee-break.