Os motoristas que passarem pelo Posto Fiscal Benito Gama, localizado na BR-116, Km 843, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, na tarde de quarta-feira (16), vão receber orientações quanto aos cuidados com a saúde, além de alguns serviços médicos gratuitos, oferecidos em mais uma edição do projeto ‘Momento Saúde’.

Das 13 às 17h serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, aplicação de vacinas, orientações sobre segurança no trânsito, direção defensiva, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), endemias e dependência química, além de massagem, limpeza de pele e corte de cabelo.

Lançado em 201,1 o projeto ‘Momento Saúde’ é promovido pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), por meio do  Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (NDSH), em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Nesta edição,  o projeto tem apoio também da Prefeitura de Vitória da Conquista, via Secretaria da Saúde, Polícia Rodoviária Federal, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia (Asfeb). O objetivo da ação é possibilitar uma pausa para que motoristas e servidores que atuam nos postos fiscais possam dar atenção à saúde, já que esses profissionais vivenciam intensa rotina de trabalho.

Vida sendentária

Fazem parte do público-alvo do Momento Saúde, além dos servidores e funcionários terceirizados dos postos fiscais, motoristas das empresas de transporte que circulam pelas rodovias no estado. Muitos motoristas, que passam dias transportando mercadorias, e servidores dos postos, que realizam plantões, acabam levando uma vida sedentária. Daí a importância de que recebam dicas e orientações que possam pôr em prática, mesmo com a rotina de trabalho.

O projeto baseia-se na colaboração entre a Sefaz, que tem a autoridade para parar os caminhões, e o Sest/Senat, que cuida das consultas. “Os focos estratégicos do trabalho de desenvolvimento do ser humano estão voltados para a qualidade de vida e a responsabilidade social, em consonância com um dos objetivos estratégicos da Sefaz – a excelência na gestão de pessoas", explica Tina Pamponet, coordenadora do NDSH.

Para a representante do Sest Senat, Fátima Flores, a parceria com a Sefaz é fundamental para alertar os motoristas a respeito dos cuidados com a saúde e proporcionar maior qualidade de vida para esses profissionais, que é o principal objetivo da instituição.

"O cuidado com a saúde está diretamente ligado à segurança no trânsito, pois, se o motorista não estiver bem, isto pode acarretar problemas na direção e até mesmo acidentes. Nossa preocupação é orientá-los para que possam trabalhar com segurança, saúde e qualidade de vida", afirma.