A necessidade de elaboração do Plano de Gestão Integrada e Resíduos Sólidos nos 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos, como está previsto pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Nacional, foi discutida em seminário, nesta sexta-feira (25), pela Secretaria do Turismo (Setur) e pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Representando o secretário Pedro Galvão, o subsecretário do Turismo, Benedito Braga, iniciou os trabalhos e destacou a importância das ações de planejamento e atenção aos cronogramas. Segundo ele, as diretrizes para o plano de gestão de resíduos sólidos avançam com a realização do seminário. “Isto favorece o ambiente onde serão desenvolvidos projetos do Prodetur Nacional, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”.

Participantes

Sob a coordenação das Superintendências de Investimentos em Pólos Turísticos e de Serviços Turísticos da Setur, o seminário reuniu prefeitos e secretários do Turismo e Meio Ambiente dos municípios de Salinas da Margarida, Jaguaripe, Saubara, Nazaré, Muniz Ferreira, Candeias, Itaparica e Maragogipe. Na ocasião, a promotora Karinny Guedes, da Câmara de Saneamento do Ministério Público da Bahia, falou aos participantes sobre a forma mais eficaz de elaboração do plano de gestão integrada de resíduos sólidos.

A ausência de representantes de São Francisco do Conde foi registrada em razão do velório da prefeita Rilza Valentim, que morreu na quinta-feira (24). A promotora Karinny Guedes homenageou Rilza, afirmando que a prefeita elaborou o plano de gestão dos resíduos sólidos e deixa um bom exemplo no setor. “É preciso associar ações de educação ambiental, estabelecer metas para a redução da produção de resíduos sólidos e promover a responsabilidade compartilhada entre poder público, empresas e sociedade”.

Durante o seminário, a representante do Ministério Público citou a falta de eficácia dos aterros sanitários. “Foram gradativamente transformados em lixões, entre outros motivos, pela falta de metas para ampliação da coleta seletiva e redução da produção de resíduos”, explicou Karinny.

Avanços

Conforme avaliação do subsecretário Benedito Braga, O conjunto de ações na Baía de Todos-os-Santos prevê investimentos de R$ 214 milhões e contrapartida do Estado. Entre as ações previstas estão a inserção da população nativa nos projetos de infraestrutrura e capacitação profissional, informa Benedito Braga. O programa vai alterar o perfil da zona turística e atrair visitantes interessados no setor náutico e cultural em área dos municípios situados no entorno da baía.