‘Produção Agroecológica Irrigada para Agricultura Familiar em Condições do Semiárido’ é tema de minicurso promovido pela gerência regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), de Irecê, em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura. A capacitação, que tem como público alvo assentados ribeirinhos do Território Velho Chico, acontece na tarde desta quinta-feira (21), no Centro de Educação Profissional Águas, localizado no município de Barra.

De acordo com o gerente da EBDA de Irecê, Edvaldo Reinaldo, que ministra o minicurso, a atividade iniciará com uma contextualização do tema abordando o perigo dos agrotóxicos, definição de agricultura sustentável e importância da agroecologia. Em seguida, haverá debates sobre a importância dos organismos do solo, da matéria orgânica, da biodiversidade, da agrobiodiversidade e sobre o manejo ecológico do solo.

Os participantes também receberão orientações sobre a produção de biofertilizantes, de húmus para adubação das plantações através da compostagem e o uso de inseticidas naturais. “O objetivo do minicurso é estimular um diálogo de saberes (científico e popular/tradicional) acerca do tema, buscando a construção do desenvolvimento sustentável, valorizando os biomas e bens naturais disponíveis como água e solo”, explicou Edvaldo Reinaldo, engenheiro agrônomo especialista em agricultura orgânica. O curso, que tem duração de quatro horas, será finalizado com apresentação de experiências exitosas da produção agroecológica irrigada no território de Irecê.