Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que prestam assistência aos agricultores familiares produtores de abacaxi dos municípios de Ourolândia, Mirangaba e Umburanas, participam de treinamento referente à cultura do abacaxi com plantio de sequeiro. Com aulas teóricas e práticas, o curso tem tem início às 8h desta terça-feira (19) e continua até o dia 21, na sede da gerência regional de Jacobina.

De acordo com o subgerente Silvio Fernando Oliveira de Souza, a capacitação foi motivada para atender a uma demanda devido à expansão do número de municípios, como Jacobina, Morro do Chapéu e Tapiramutá, que também irão trabalhar cultivando a abacaxi. Esses três municípios foram beneficiados por convênio de parcerias entre a EBDA, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), prefeituras e associações.

Silvio de Souza explica que o treinamento dará condições para os 15 técnicos participantes multiplicarem as informações recebidas para o homem do campo. “Espera-se que após o curso os agricultores familiares, que têm na sua base econômica a cultura do abacaxi, possam conhecer novas tecnologias, fazendo com que a cultura se desenvolva na região de forma sustentável e com aumento da produtividade”.

Tecnologias utilizadas, indução floral, tratos culturais, doenças e pragas, adubação e colheita serão os conteúdos abordados. O treinamento contará ainda com visitas técnicas em área de plantio irrigado e em áreas de produtores multiplicadores de mudas de abacaxi (fitossanidade).