O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o Corpo de Bombeiros Militares da Bahia realizam, até quinta-feira (28), em Jequié, no centro sul do estado, o curso ‘Prevenção e Combate a Incêndios Florestais’ para atuação na Operação Bahia sem Fogo.

A capacitação, que teve início no dia 25, é destinada a 31 bombeiros que atuam nos grupamentos da região e tem o foco no aperfeiçoamento teórico e prático no combate a incêndios florestais, bem como ações de fiscalização preventiva em campo. Durante o curso, são abordados temas relacionados à Legislação Ambiental, Fiscalização, Educação Ambiental, Conflitos Ambientais, Primeiros Socorros e Combate aos Incêndios Florestais. Os instrutores do treinamento são o capitão BM Murilo Rocha, subtenente Uirlei Borges, soldados Itagilson Mascarenhas e Jobson Meira, além da técnica do Inema, Fabíola Cotrim.

Com duração de 40 horas, a capacitação já foi realizada em Feira de Santana, de 11 a 14 de agosto, e a próxima etapa será em Salvador, entre os dias 1º e 4 de setembro, no 10º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM). De acordo com Fabíola Cotrim, o combate às queimadas é o principal objetivo do curso. "Durante as aulas práticas, os brigadistas aprendem a controlar o fogo, a se protegerem da temperatura e a socorrer, caso necessário, vítimas de incêndio”.

Campanha

A Operação Bahia sem Fogo é coordenada pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado por representantes de nove secretarias estaduais e de instituições municipais e federais. A campanha tem o objetivo de atender principalmente as regiões da Chapada Diamantina e do oeste, onde ocorrem os maiores registros de incêndios.